sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Polícia deflagra desmanche de motos e prende um suspeito em Nilópolis


Após investigações, a equipe de inteligência do 20º BPM (Mesquita) realizou uma ação de vigilância em um endereço suspeito de ser utilizado para desmanche de motocicletas, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, nesta quinta-feira (29). 

No local, um elemento foi flagrado com uma motocicleta adulterada. Durante a operação, ele confessou que o local era utilizado para adulterar cerca de três motos por semana. Foram apreendidos uma motocicleta adulterada e diversas peças de motos provenientes de desmanche.

O suspeito foi conduzido à 57ª DP (Nilópolis).

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Foragido da Justiça é preso em Nilópolis


Policiais do 20º BPM (Mesquita) realizavam patrulhamento na Nova Cidade, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, quando foram alertados por populares sobre um indivíduo em atitude suspeita, nesta quinta-feira (29). Após abordagem e consulta, constatou-se a existência de um mandado de prisão em aberto.

O indivíduo foi conduzido à 57ª DP (Nilópolis).

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Nilópolis recebe novo Hospital e Maternidade Juscelino Kubitschek


No mesmo dia que Nilópolis, na Baixada Fluminense, comemora os seus 77 anos de emancipação político-administrativa, nesta quarta-feira (21), o município recebeu de volta o Hospital e Maternidade Municipal Juscelino Kubitschek. A unidade de grande porte, com cinco andares e capacidade para 102 leitos, entre pediatria, obstetrícia e maternidade, estava fechada há mais de 10 anos. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 32 milhões nas obras e aquisição de equipamentos do hospital.


"Hoje, Nilópolis recebeu um presente histórico. É muito importante para uma cidade ter um hospital dessa qualidade. Nós já fizemos muito e faremos muito mais por essa cidade. O morador lá de Varre-Sai é tão importante quanto o de Ipanema, Copacabana ou da Barra da Tijuca. É esse o estado que a gente quer construir, onde as pessoas não são apenas números. Nós estamos trabalhando muito para aqueles que, até outro dia, eram esquecidos", disse o governador do Rio, Cláudio Castro.

Serão oferecidos atendimento de urgência e emergência, Centro Cirúrgico e Obstétrico, Centro de Parto Normal, berçário, Clínica Cirúrgica, Clínica Geral, Quartos de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto. A unidade terá estrutura completa com setores de Raio-X, Farmácia, Laboratório e Central de Material de Esterilização, além de vestiários, rouparia, salas de descanso para médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, setor de administração, cozinha, refeitório, entre outros.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

PM de folga morre baleado após tentativa de assalto em Nilópolis

Foto/Divulgação

O policial militar identificado como Saint Clair Ferreira dos Santos, de 36 anos, lotado no Batalhão de Olaria, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (20) nas proximidades da Vila Olímpica de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Segundo a polícia militar, o agente estava de folga e passava de carro pela região quando foi abordado por criminosos. De acordo com o relato de algumas testemunhas, o policial reagiu a uma tentativa de assalto e foi atacado a tiros. Pelo menos 10 disparos teriam sido efetuados na direção do veículo.

Policiais do 20º BPM (Mesquita) foram acionados para uma ocorrência de homicídio na região. No local, constataram que a vítima era um militar que estava de folga. O agente chegou a ser socorrido e encaminhado para a UPA de Edson Passos, mas não resistiu aos ferimentos.

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) investiga o caso e diligências estão em andamento para apurar a autoria e a motivação do crime.

Ainda não há informações sobre o horário e local do enterro.

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Polícia recupera carro roubado e apreende simulacros de pistola em Nilópolis


Policiais do 20º BPM (Mesquita) apreenderam dois simulacros de pistola, um rádio transmissor, farto material entorpecente e recuperaram um carro roubado, na Via Light, na altura do bairro Tomazinho, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, nesta segunda-feira (12). Na ação, os suspeitos conseguiram fugir, abandonando o material. 

A ocorrência foi registrada na 57ª DP (Nilópolis).

Nilópolis castra 700 cães e gatos em sete meses de convênio com clínica veterinária

Divulgação/PMN

O programa de castração de animais da Prefeitura de Nilópolis completou sete meses neste mês de agosto de 2024, com o expressivo número de 700 cães e gatos atendidos pelo convênio firmado com a clínica veterinária USPAN. Amanda Mello, superintendente de Proteção Animal, afirmou que o objetivo é diminuir a quantidade de animais abandonados, auxiliar na saúde dos bichos, beneficiar tutores e, principalmente, protetores de animais resgatados que precisam desse suporte. A Vigilância Sanitária Municipal, responsável pela gerência desse serviço, disponibiliza o número de WhatsApp (21) 98834-4164 para cadastro de tutores e protetores.

Além da esterilização do animal, o contrato com a USPAN inclui a colocação de um microchip no pet, algo até então inédito nos municípios da Baixada Fluminense. A ação permite que todos os animais microchipados que possam vir a se perder ou forem abandonados, possam ser identificados por meio do leitor de microchip, facilitando a locação do tutor do pet.

Passo a passo para a castração do animal

Para entrar no programa de castração é necessário preencher um formulário através do WhatsApp da Vigilância Sanitária e aguardar ser chamado. São duas etapas: primeiro uma consulta com coleta de sangue do animal, após o resultado do exame de sangue se verifica se o animal está apto ou não para a castração. Se estiver, é realizada a esterilização. O animal precisa estar de jejum de 8 horas sem água e sem comida. Após a cirurgia, ele é liberado para casa e é agendado retorno para retirada dos pontos.

Os protetores podem levar até cinco animais a cada mês, mas os tutores têm direito a castrar apenas um pet mensalmente. Até o final do ano, a Prefeitura de Nilópolis deve realizar nova inscrição de protetores, com liberação das carteirinhas no próximo ano. Os atuais protetores são identificados pela carteirinha que receberam do prefeito Abraãozinho em cerimônia realizada em seu gabinete.

A gestora da USPAN, médica veterinária e cirurgiã Cristina Moreira, disponibiliza 100 castrações por mês com microchipagem. Por sua vez, a Prefeitura do Rio oferece o serviço de microchipagem, mas separado da esterilização do pet, enquanto o programa RJ PET, do Governo do Estado, só promove a castração do animal.

Polícia apreende armas e drogas durante operação em Nilópolis

Foto: Divulgação


NILÓPOLIS - Após uma denúncia de tráfico de drogas e uso ilegal de arma de fogo na comunidade Áz de Ouro, em Olinda - Nilópolis, agentes do Grupamento de Ações Táticas (GAT) realizaram uma operação na área na última segunda-feira, 12 de agosto.

Durante o patrulhamento, um indivíduo foi localizado e detido. Com ele, os policiais apreenderam uma pistola Ruger calibre 9mm com a numeração suprimida, além de um simulacro de pistola. Além das armas, uma grande quantidade de material entorpecente foi encontrada, incluindo 498 vidros de loló, 227 pedras de crack, 101 trouxinhas de maconha e 91 pinos de cocaína. Também foram apreendidos 12 reais em espécie, um rádio transmissor e duas bases de carregamento para o equipamento.

O caso foi encaminhado à 57ª Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Polícia intima homem que chamou cliente de bar de 'macaco' em Nilópolis


Reprodução: redes sociais

A Polícia Civil investiga um homem por injúria racial, após ele chamar um outro homem, que é negro, de "macaco" e "preto" em um bar na Rua Expedicionário, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, no último domingo (04).

No vídeo, gravado e publicado pela própria vítima nas redes sociais, o homem aparece fazendo diversos xingamentos contra ele. "Viado, preto, macaco, safado", dispara o agressor.

A vítima se apresentou na 57ª DP (Nilópolis) na terça-feira (06) para falar sobre o ocorrido no bar. Em depoimento, alegou que o agressor é seu amigo e que jogam bola juntos, mas não soube dizer o motivo das ofensas. Pelo fato do investigado não ter se desculpado, ele publicou o conteúdo na internet. O homem não quis registrar o caso, mas como a injúria racial é crime de ação penal pública incondicionada independe da vontade da vítima.


segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Homem morre após tentar furtar fios em cima de trem do ramal Japeri


Um homem, ainda não identificado, morreu após tentar furtar cabos em cima de um trem da SuperVia, na estação de Madureira, na Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira (05). A circulação do transporte não foi afetada.

O caso aconteceu em um veículo do ramal Japeri e a concessionária afirma que acionou o Corpo de Bombeiros, mas quando eles chegaram no local, já encontraram o homem sem vida.

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Estudantes da rede estadual de Nilópolis conquistam medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática na Coreia do Sul

 


Equipe do Colégio Marechal Zenóbio da Costa foi a única escola do estado do Rio de Janeiro a participar da competição, que reuniu 13 países

O Brasil está com os olhos voltados para as Olimpíadas de Paris, mas do outro lado do mundo, em outra Olimpíada, a Internacional de Matemática na Coreia do Sul, o time do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, na Baixada Fluminense, já é campeão. O grupo formado por sete alunos e dois professores conquistou a medalha de bronze na competição, que reuniu escolas públicas e privadas de 13 países. Mais uma vez, a unidade escolar foi a única representante do estado do Rio de Janeiro em uma disputa mundial.

A veterana Yasmin Caldas, de 16 anos, medalhista de bronze na Olimpíada Internacional em Nova York, no ano passado, manteve o desempenho e conseguiu novamente o terceiro lugar do pódio. O jovem Gabriel Santana, de 18 anos, estreante na competição, também foi bronze na disputa.

Yasmin contou que ganhar a medalha novamente é indescritível e que a sensação da conquista muda a cada resultado. – Só posso agradecer, orar e esperar que, tanto eu quanto a minha equipe, sejamos capazes de ganhar novas medalhas – comemorou.

Aline Cottis, uma das professoras de Matemática do projeto Sala de Aula Invertida, com metodologia de aprendizagem baseada em desafios, disse que é muito gratificante ver o resultado do trabalho em um país com cultura e língua diferentes. – Estamos todos muito orgulhosos dos nossos alunos. Esse desafio só foi vencido com o apoio das pessoas do nosso colégio, que se envolveram e deram o suporte necessário. Essa vitória é para vocês – destacou a professora.

Fernando Rocha, professor e coordenador do projeto Sala de Aula Invertida, ressaltou que a equipe levada ao país asiático foi de alto rendimento. – Trouxemos, este ano, uma equipe formada por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Nossa expectativa estava boa, já que tínhamos representantes experientes e com passagem por outra olimpíada internacional, que foi o caso da Yasmin – explicou o professor.

Saiba mais sobre a competição

A Asia International Mathematical Olympiad Open Contest é uma iniciativa conjunta de três das melhores instituições internacionais dedicadas a estimular o ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association. A competição tem o objetivo de estimular o interesse pela Matemática e promover a melhoria do seu aprendizado.

A secretária de Educação, Roberta Barreto, destacou que os jovens são grandes atletas do saber. – Estamos muito felizes e orgulhosos por mais esta conquista da educação do Rio de Janeiro. Essa classificação demonstra o quanto nossos jovens estão preparados para competir com alunos de vários países do mundo, seja qual for o tema da competição – afirmou a secretária.

A viagem para a Coreia do Sul foi financiada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ). A equipe do Zenóbio da Costa conta ainda com a diretora da unidade, Elaine Dantas.