terça-feira, 2 de julho de 2024

Procon-RJ autua farmácia de manipulação em operação em Nilópolis


Os agentes encontraram medicamentos e substâncias para fabricação de remédios homeopáticos vencidos há três anos

O Procon do estado do Rio de Janeiro fez, nesta terça-feira (02/07), uma fiscalização em três estabelecimentos na Baixada Fluminense após o recebimento de denúncias. Durante a ação, uma clínica em São João de Meriti e uma farmácia de manipulação em Nilópolis foram autuadas por estarem operando com produtos vencidos e ausência de documentos obrigatórios.

Na clínica de São João de Meriti, os agentes encontraram medicamentos vencidos há mais de um ano na área de enfermaria, área de exames e estoque. Entre os produtos impróprios, estavam remédios para hipertensão, enjoo, diabetes, alergias e para o trato digestório. Além disso, testes para identificação de alergias e linhas de sutura também se encontravam fora do prazo de validade. Já na farmácia de manipulação, em Nilópolis, os agentes encontraram substâncias para produção de remédios homeopáticos vencidos há mais de três anos.

O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, ressalta que a utilização de produtos fora da validade podem atentar contra a saúde e a vida do consumidor. "Quando um consumidor busca por cuidados médicos, seja em clínicas ou com a compra de medicamentos, acredita que tudo estará em conformidade com o que é previsto em lei. Se o estabelecimento não fornece medicamentos dentro do prazo de validade, as consequências podem ser irreparáveis", afirma Coelho.

Os locais que foram autuados terão que comprovar o descarte adequado das medicações ao Procon-RJ no prazo de 15 dias, juntamente com a defesa que deverá ser apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário