terça-feira, 23 de julho de 2024

Estudantes da rede estadual de Nilópolis embarcam, nesta terça-feira (23), para Olimpíada Internacional de Matemática na Coreia do Sul


Equipe do Colégio Marechal Zenóbio da Costa está confiante em conquistar medalhas na competição que reúne 13 países

Sete alunos, dois professores e o sonho de trazer mais uma medalha na Olimpíada Internacional de Matemática. É assim que o time do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, vai embarcar no aeroporto do Galeão, nesta terça-feira (23/07), para representar o estado do Rio de Janeiro na competição, que será realizada na Coreia do Sul, de 27 a 31 de julho. A disputa reunirá 13 países ou regiões do mundo.

A viagem para a Coreia do Sul é financiada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ). A equipe do Zenóbio da Costa conta ainda com a diretora da unidade, Elaine Dantas.

Fernando Rocha, professor e coordenador do projeto Sala de Aula Invertida, com metodologia de aprendizagem de Matemática baseada em desafios, destaca que a chance de conquistar medalhas no país asiático é grande. "Este ano, conseguimos classificar uma equipe de alto rendimento, formada por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Nossa expectativa é boa, já que estamos com representantes experientes e com passagem por outra olimpíada internacional", explica o professor.

Yasmim Caldas, de 16 anos, medalhista de bronze na Olimpíada Internacional em Nova York, no ano passado, revela que está ansiosa e confiante em representar o estado pela segunda vez. "Estamos com um time muito forte e nos preparamos bastante durante todo o ano letivo, inclusive resolvemos estudar também no recesso escolar. Não paramos! Queremos muito trazer a medalha de ouro", afirma a veterana em competições internacionais.

Outro integrante da equipe, Kauan Leandro, de 15 anos, acredita em um bom resultado na competição. "Sou um dos novatos deste grupo. Estou muito feliz e animado por viver esta experiência única. Nossos professores nos dão todo suporte, para que a gente possa se sair bem em qualquer disputa", conta o aluno, que terá a oportunidade de sair do país pela primeira vez.

Saiba mais sobre a competição

A Asia International Mathematical Olympiad Open Contest é uma iniciativa conjunta de três das melhores instituições internacionais dedicadas a estimular o ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association. A competição tem o objetivo de estimular o interesse pela Matemática e promover a melhoria do aprendizado.

Aline Cottis, também professora de Matemática do projeto Sala de Aula Invertida, explica que, como as provas serão em inglês, os alunos estudaram com todo o material no idioma. "Foi um desafio preparar esta equipe para viver esta experiência que será única", diz Aline.

A secretária de Educação, Roberta Barreto, destaca que o governo do estado não mediu esforços para financiar os nossos atletas do saber. "Este time já é vitorioso, pois disputou com estudantes de escolas públicas e privadas. Que essa competição seja o início de um futuro brilhante e inspirador na vida de cada um. Aqui no Brasil, ficaremos na torcida pelo ouro e torcendo muito por nossos alunos", afirma a secretária.


Foto: Seeduc-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário