Depois de 12 anos, os nilopolitanos ganharam na sexta-feira (14) um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) com mais três consultórios, agora são oito no total. O prefeito Abraãozinho desceu a placa de reinauguração ao lado da vice-prefeita, a professora Flávia. Também estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, André Esteves, o deputado Rafael Nobre e o suplente do deputado federal, Ricardo Abrão, que comemorou como benfeitorias e até testou uma das novas cadeiras para os pacientes.
Formado em odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Abraãozinho afirmou que os alunos da rede municipal de ensino serão direcionados para atendimento no CEO, caso seja necessário usar aparelho ortodôntico. “É um momento de muita felicidade para o nosso grupo de trabalho, para a nossa cidade e para a nossa população. Nilópolis é uma das primeiras cidades do estado a oferecer esse atendimento aos estudantes”, assegurou.
O CEO faz parte do programa Brasil Sorridente, membro da Política Nacional de Saúde Bucal com oferta de serviços odontológicos de forma gratuita pelo Sistema Nacional de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde faz o repasse do incentivo financeiro, e os estados e municípios importantes com outra parcela. Também participaram da cerimônia os vereadores Leandro Hungria, Alvinho, a secretária de Obras, Patrícia Abdala e o secretário de Trabalho, Dudu Amorim.
Estimativa é chegar a 4 mil pacientes
O secretário de Saúde, André Esteves, estima que o número de atendimentos mensais chegará a 4 mil, dobrando os atuais 2 mil pacientes. “Esse número é a soma da assistência nos postos com o do Centro. O morador primeiro irá procurar o dentista na unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde terá disponíveis os serviços de limpeza, restauração e extração dentária. Nos casos de mídia e alta complexidade, ele será encaminhado ao CEO”, explicou o médico.
A diretora do CEO, a dentista Fátima Lopes, listou as especialidades que serão oferecidas no local: periodontia, endodontia, prótese, buco-maxilo, implante, ortodontia e atendimento a pessoas com necessidades especiais. “Apenas os pacientes edentos (sem dentes) certificados como próteses fixas sobre os implantes. Entre outras consultas, vamos acolher mulheres vítimas de violência, tratamento de canal e receberemos pessoas com necessidades especiais”, disse a diretora.
Pessoas com necessidades especiais
Fátima Lopes explicou que as pessoas com necessidades especiais reúnem de um cuidado diferenciado para apresentarem algum tipo de desvio da normalidade de ordem física, mental, sensorial, comportamental ou de crescimento.
Dentista que trabalha no CEO desde sua apresentação, Ribamar Souza Jr. era só elogios ao trabalho da Prefeitura. “Estou impactado com essa obra, é um outro lugar. Dou os parabéns ao prefeito. Esse é um grande passo para os profissionais e a população é que ganhou”, disse Ribamar. Ao seu lado, o colega Carlos Stopp Abraão também comemorou as melhorias. “Vamos oferecer uma gama maior de serviços”, disse Carlos.
Moradora de Nilópolis há 64 anos, Ana Lúcia Pereira Barilo acompanhou de perto a reinauguração do local onde sua mãe, pai e marido fizeram diversos tratamentos odontológicos. “Parabenizo esse trabalho de grande eficácia para o povo de Nilópolis. Esse lugar é maravilhoso, espero que a equipe transforme vidas por meio do sorriso. Há uns anos minha mãe fez implante superior e inferior aqui. Através da alimentação, da boa mastigação dos dentes, da prótese, ela vive bem”, afirmou Ana Lúcia.
O endereço do CEO é Travessa Ramos, 65, Centro de Nilópolis. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário