terça-feira, 7 de maio de 2024

Lixo, túmulos abertos e restos mortais: a situação do cemitério de Nilópolis

O cemitério municipal de Nilópolis vem apresentando uma situação deplorável nos últimos dias. Sem manutenção, o local acumula lixo com jazigos abertos e, até mesmo, restos mortais expostos. Apesar do atual estado, o administrador do lugar alega que a Secretaria de Serviço Público passa uma vez por semana para retirar os detritos.

Além do lixo exposto, muitos jazigos encontram-se abertos, podendo, inclusive, enxergar alguns restos mortais. Ainda de acordo com Dangelo Jubert, administrador do cemitério, muitos donos de túmulos não pagam a taxa de manutenção cobrada, dificultando ainda mais a harmonia do local.

No início de 2023, a Prefeitura de Nilópolis publicou uma licitação visando contratar uma empresa para administrar o cemitério. No entanto, o contrato no valor de 80 mil reais, e que duraria 25 anos, não foi pra frente. A ideia inicial era que a concessionária responsável pagasse um valor mensal ao município e tivesse direito de cobrar pelos serviços prestados. A vencedora da licitação ainda seria responsável por organizar reformas e ampliar o espaço. "Não sei o motivo pela qual nenhuma delas foi adiante", comentou Dangelo.

Em nota, a Prefeitura explicou que, por decisão da Justiça, a licitação teria sido suspensa e, enquanto isso, ficaria responsável pelo lugar, com a promessa de aumentar a frequência de limpeza. Apesar disso, a situação encontra-se mais precária a cada dia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário