terça-feira, 28 de maio de 2024

Estudantes da rede pública de Nilópolis fazem visita guiada à exposição "131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro"


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu alunos do Instituto de Educação Carlos Pasquale, escola estadual localizada em Nilópolis, nos dias 24 e 27 de maio, para uma visita guiada na exposição "131 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro".

Os estudantes foram recebidos pelo coordenador do Centro de Memória, procurador de Justiça Márcio Klang, pela historiadora do CDM/MPRJ, Nayara Cristina, e pelo estagiário de história, Lucas Pinheiro. Durante a visita à exposição, eles puderam conhecer a história do MP no Estado do Rio de Janeiro e aprender sobre a função do órgão na democracia brasileira.

A iniciativa foi bem recebida pelos estudantes, que não tinham conhecimento prévio sobre as funções do MPRJ. "Já tinha ouvido falar, mas não conhecia muito", confessou a estudante Esther Moraes, de 18 anos. "Achava que era onde trabalhavam os juízes, mas me explicaram que não é assim que funciona", disse. 

A estudante Giulia Brito, de 17 anos, elogiou a visita guiada. "Achei legal porque, hoje em dia, não temos muito acesso em relação à atuação de várias áreas, não só do Ministério Público, e acho muito importante eles darem a oportunidade de aprendermos sobre os nossos direitos", finalizou.

Em seguida, os jovens participaram de uma atividade prática voltada ao aprendizado sobre documentação e cuidados para preservação, conduzida pelo responsável técnico do Memorial, Deivson Sabadini, pelo arquivista do CDM/MPRJ, Kevyn Gonçalves, e pela estagiária de museologia, Mylena Felix. Quatro alunos se voluntariaram para uma simulação de recebimento de documentos históricos, onde aprenderam os processos de higienização e acondicionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário