Cuidados com a saúde mental e prevenção e diagnóstico do câncer de mama foram os temas debatidos nas palestras promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, por intermédio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da França Leite e Sofia, no auditório da OAB de Nilópolis, nesta quinta-feira (19/10).
A ação fez parte da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Além das questões de saúde, foram abordadas temáticas referentes aos direitos que os pacientes oncológicos têm, como o Vale Social para o transporte no tratamento, prioridades nos processos judiciais, prioridades no tratamento e diagnóstico, entre outros.
A psicóloga Eliane Fernandes, 50, assistiu a todas as palestras. “É um evento muito importante o Outubro Rosa, para orientar essas mulheres sobre a necessidade delas se cuidarem, a necessidade delas terem uma saúde mental e as consequências da falta de busca disso. É ressignificar aquilo que você ainda não conseguiu para mudar a sua vida, porque todos merecem a qualidade de vida e viver bem.”
As palestras foram ministradas pela assistente social e voluntária no combate ao câncer, Jane Khalil; terapeuta emocional e pedagoga e especialista em reprocesso generativo, Ana Assis; especialista em direito médico e presidente da comissão de prerrogativa de Nilópolis, Elaine Faddoul; assistente social, Monica Dias; diretora do CRAS França Leite, Samira Heitor;
“O CRAS firma o compromisso com a população em prestar informações que podem salvar vidas”, garantiu Samira Heitor, que atua como diretora da unidade França Leite há um ano e meio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário