Ex- aluno da Escola Municipal Orlando Hungria, no bairro Olinda, em Nilópolis, Miguel Martins Pacheco , de 15 anos, conquistou o primeiro lugar no curso de eletromecânica na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, da rede Faetec, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele foi um dos participantes do Curso Preparatório Municipal (CPM), promovido pela Secretaria de Educação de Nilópolis.
Miguel Santos acertou todas as 20 questões de matemática e 20 de português. E agora encara uma rotina puxada: estuda 20 disciplinas, divididas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. O CPM é oferecido aos alunos do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Ensino e, além dele, outros 20 estudantes conquistaram vagas em escolas técnicas estaduais e federais.
Responsável pela criação do CPM quando ainda era Secretária Municipal de Educação, a vice-prefeita professora Flávia Duarte (PL) comemora os resultados. "Ele foi criado em 2019 com o intuito de oferecer a oportunidade de os alunos da rede municipal se prepararem para provas militares e de escolas técnicas. O CPM é apostar no sonho de cada criança e o resultado do Miguel é a conquista de uma rede", salientou. Lembrando ainda que no ano que antecedeu a pandemia, em 2019, a rede municipal alcançou o primeiro lugar no Colégio Pedro II , com a estudante Ana Clara Barcelos, e tivemos mais de 30 aprovados em escolas técnicas.
Aluno do Orlando Hungria desde o segundo ano
Miguel é o filho único da bombeira civil, Melina Martins dos Santos, e do supervisor de refrigeração, Uiliam Costa. Ele estudou do segundo ano até o nono ano na Escola Municipal Orlando Hungria, localizada em Olinda, onde participou do Curso Preparatório Municipal (CPM). A diretora da escola, Érica Miranda estava orgulhosa do resultado de seu ex-aluno. " Ele nunca deu trabalho, sempre muito participativo e dedicado. Fazia parte de um grupo que brincava, mas também estudava junto. O resultado conquistado por Miguel é a prova de que realmente existe uma educação pública de qualidade. O CPM abre muito a mente dos jovens, porque os pais, muitas vezes, não têm esse tipo de informações para passar aos filhos", salientou a diretora.
"A ficha não caiu quando eu vi o resultado da prova na internet. Fiquei andando pela casa", lembrou Miguel. "Nem dormimos direito, antes do resultado da prova. Ele disse que a prova estava fácil e gabaritou", afirmou a mãe Milena Santos.
Curso Preparatório Municipal (CPM)
Em funcionamento desde 2019, o Curso Preparatório Municipal (CPM) de Nilópolis começou na Escola Municipal Mikahil Jarjous. Nesses quatro anos, passaram pelos bancos escolares 800 alunos, de várias idades. Agora o CPM é oferecido aos sábados na Escola Municipal Vereador Orlando Hungria e há cerca de 230 alunos do quinto, nono ano e da VII fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes têm aulas de matemática e português com foco nos concursos para escolas técnicas estaduais e federais.
Via O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário