terça-feira, 16 de agosto de 2022

Uma febre na Zona Sul do Rio, o Beach tênis ganha destaque em Nilópolis


Há cerca de dois anos, o Professor Fábio Vieira iniciou o projeto para popularização do esporte em Nilópolis 

NILÓPOLIS - O Beach tênis é um esporte muito conhecido na Zona Sul do Rio de Janeiro, e ganhou um destaque na cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense, após  o professor Fábio Vieira de beach tênis há quase 10 anos, inicia o projeto no CTN (Centro de Treinamento de Nilópolis) para levar a modalidade para o município há dois anos atrás. 


O Professor Fábio Vieira que foi quem criou o projeto na cidade de Nilópolis, teve sua vida modificada pela modalidade que é uma mistura de tênis com vôlei de praia. Nas areias de Copacabana, se apaixonou pelo Beach Tennis. De vendedor de sanduíches, se tornou estudante de Educação Física e mais tarde professor da modalidade. Morador de Nilópolis, decidiu levar para o município da baixada fluminense a modalidade que tem praia no nome, mas já toma conta dos “interiores” do Brasil. 

- O Beach Tennis mudou minha vida, eu achava que o que eu tinha era muito e quando entrei no esporte descobri que eu poderia ser muito mais. O esporte me deu a possibilidade de ser grande, de sonhar grande - disse Fabinho.

O Beach Tennis

A modalidade que surgiu na Itália e chegou ao Brasil em 2008 é uma mistura de tênis com vôlei de praia. A contagem se assemelha ao tênis (15/30/40), porém sem a disputa de vantagem. Os sets podem variar, mas costumam ser de seis games. O sacador, como no vôlei de praia e diferentemente do tênis, pode "servir" livremente. E no caso de toque na fita o ponto nunca "volta".

A modalidade costuma ser praticada em duplas, com confrontos femininos, masculinos e mistos. A rede fica a 1,70 cm do chão no caso das mulheres e 1,80 cm no caso dos homens. Atualmente no mundo, 78 países têm o Beach Tennis como prática esportiva.

Com base nas informações do GE e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário