quarta-feira, 13 de abril de 2022

Uber agora tem botão para chamar a polícia


RIO / BAIXADA - Na semana passada, a Uber anunciou a integração de um botão para acionar a polícia local direto no aplicativo. O atalho “Ligar para a Polícia” foi implementado em parceria com a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM-RJ) e nem requer que o passageiro ou o condutor forneçam informações em voz alta, logo encaminhando informações como localização em tempo real e dados da viagem automaticamente.

O sistema será inaugurado como projeto-piloto na Baixada Fluminense, região do estado do Rio de Janeiro, mas logo será implantado nas demais cidades do estado. A implementação lenta se dá pelo processo de integração tecnológica necessário para a função, que requer treinamento de operadores do Cepocom (Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares).

O botão "Ligar para a polícia" funciona como um alarme silencioso para as autoridades, fornecendo dados de localização e da viagem (Imagem: Reprodução/charlesdeluvio/Unsplash)

Diferente do atalho para chamar a polícia presente no app 99, a ferramenta da Uber não requer comunicação em voz alta — tudo é feito de forma automática e silenciosa, facilitando para a vítima em momentos de aperto. Isso se dá graças a tecnologia da startup norte-americana RapidSOS, que desenvolveu o chamado de socorro.

Alarme silencioso

O chamado rápido do aplicativo aproveita as permissões já concedidas pelo usuário para fornecer informações às autoridades. Além dos dados obtidos pelos sensores, são compartilhados detalhes sobre da viagem, como cor, placa e modelo do veículo, nomes do condutor e passageiro e número de telefone.

O botão “Ligar para a Polícia” é uma novidade para brasileiros, mas está presente em mais de 1,2 mil cidades nos Estados Unidos e 29 estados no México, informou o site Tilt. Não há previsão para ampliação da função em outros lugares do Brasil.

Com base nas informações do Canaltec

Nenhum comentário:

Postar um comentário