quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Sebrae Rio e Eletrobras lançam projeto de Encadeamento Produtivo para micro e pequenas empresas


O Sebrae Rio e a Eletrobras realizaram ontem, dia 19, o lançamento on-line do Programa de Desenvolvimento para Pequenas Empresas. O programa vai oferecer às pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro oportunidades de capacitação e desenvolvimento, utilizando a metodologia de Encadeamento Produtivo do Sebrae Rio, que tem como principal objetivo promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios na cadeia de valor de grandes empresas, como a Eletrobras, tornando-as mais competitivas. A capacitação tem duração de 12 meses e contém consultorias, cursos, oficinas, palestras, seminários e sessões virtuais de negócios. São, aproximadamente, 80 horas de atividades coletivas e individuais previstas, por empresa.

O projeto tem por objetivo desenvolver 20 micro e pequenas empresas que pretendem ampliar os negócios e desenvolver melhorias na competitividade e produtividade das empresas envolvidas e da cadeia como um todo. O diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, comentou que a parceria entre o Sebrae Rio e a Eletrobras contribuirá, neste momento, para a implantação de boas práticas e o aperfeiçoamento da gestão das empresas, visando minimizar custos e gerenciar melhor o negócio, resultando em mais competitividade das pequenas empresas e também em mais qualidade na prestação dos seus serviços.

“Essa parceria contribui para que o encadeamento produtivo seja a estratégia cada vez mais utilizada para promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios nas cadeias de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo, sustentáveis e mutuamente atraentes”, disse.

O gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio, Renato Regazzi, ressaltou que a iniciativa será desenvolvida no âmbito da Estratégia Nacional Conexões Corporativas. “Esta estratégia está alinhada ao propósito e a visão do Sebrae de Transformar os Pequenos Negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil”, comentou.

Na primeira etapa da parceria foi realizado o mapeamento da política de compras da Eletrobras, apontando possíveis oportunidades para maximizar as relações de fornecimento das micro e pequenas empresas junto à empresa, permitindo ao Sebrae elaborar um plano de ação para o desenvolvimento das MPE fornecedoras, através do portfólio de soluções do Sebrae.

O diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da Eletrobras, Luiz Augusto Figueira, também se pronunciou quanto à parceria, destacando a importância de oferecer oportunidades de treinamento aos fornecedores de menor porte. “É uma oportunidade não apenas para que se tornem mais competitivos e preparados, mas também para aumentar a oferta de empregos e geração de renda, buscando reduzir a desigualdade social que ainda é um enorme desafio para todos”, afirmou.

A superintendente de Gestão de Patrimônio e Suprimentos da Eletrobras, Ana Paula Figueiredo de Oliveira, ressaltou que: “Parcerias como essa, que estimulam sensibilização e capacitação, têm um imenso valor, já que permitem a implantação estratégica das melhores práticas segundo um olhar atento às necessidades dos fornecedores e das Empresas Eletrobras, conduzindo ao desenvolvimento sustentável, diretriz essa constante em nossa Política de Logística de Suprimentos, além de configurar um compromisso das Empresas Eletrobras”.

A gerente de Gestão e Governança de Fornecedores da Eletrobras, Samanta Evaristo, acrescentou que acredita que as pequenas empresas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento local.

“O Programa de Desenvolvimento para Pequenas Empresas foi promovido pela Eletrobras para que este público tenha condições de realizar e ampliar seus negócios com melhor nível de produtividade, competitividade e sustentabilidade. Esperamos que seja um divisor de águas na história de cada uma das empresas participantes e que as direcione para caminhos de prosperidade”, disse.

Critérios de seleção para as empresas participantes do projeto:

Serão selecionados as MPE que atendam os critérios da Eletrobras e apenas aquelas que façam parte do seu Portal de Fornecedores.
Ser micro ou pequena empresa com faturamento anual de no máximo 4,8milhões de reais.
Sediada ou constituída no estado do Rio de Janeiro
Possuir cadastro válido no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), ativo e acima de 1 ano.

Eletrobras - Controladora de grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil por intermédio das subsidiárias Eletrobras CGT Eletrosul, Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Eletronuclear e Eletrobras Furnas. Além de principal acionista dessas empresas, possui metade do capital de Itaipu Binacional e controla também o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel) e a Eletrobras Participações S.A. (Eletrobras Eletropar).

Sebrae Rio – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial. Com importante papel no crescimento econômico fluminense, desenvolve projetos de norte a sul do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário