segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Nilópolis vacina pessoas de 12 anos ou mais contra a Covid-19


A Prefeitura de Nilópolis prossegue com a imunização para primeira, segunda e terceira doses para pessoas de 12 anos ou mais. Adolescentes até 17 anos devem ir acompanhados de pais ou responsáveis, além de levar documento de identidade com foto ou CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e o cartão de vacinação. Pessoas com comorbidades precisam levar documento que comprove a doença.

A vacinação está sendo oferecida nos Postos Central, Paiol, Cabral e Novo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Serviço:
Posto Central
Rua João Pessoa, 1543, Centro, Nilópolis

Posto Novo Horizonte
Rua Dr. Mario Valadares, sem número, Novo Horizonte

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves s/n Cabral

Posto de Saúde Dr. Dorvil Lacerda
José Couto Guimarães 1299, Paiol

Quarta dose para idosos de 80 anos ou mais em Nilópolis

Prefeitura de Nilópolis tem ponto de vacinação na 1ª Igreja do Nazareno

A partir desta segunda-feira, dia 31 de janeiro, idosos de 80 anos ou mais poderão tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 e a prioridade é para pessoas com comorbidades ou imunossupressão. Eles devem levar a caderneta de vacinação contra a Covid-19 e um documento de identificação e cartão do SUS ou CPF. O ponto de vacinação será na 1ª Igreja do Nazareno, na Rua João Pessoa, 1469, no Centro.

Imunossupressão

São imunossuprimidas pessoas que realizam quimioterapia para tratamento de câncer, transplantados, com HIV, pacientes que realizam hemodiálise e que possuem doenças inflamatórias crônicas.

Comorbidades

Pessoas com comorbidades têm doenças como pressão alta, diabetes, obesidades, doenças renais, cardiovasculares, asma e depressão.

Nilópolis imuniza crianças de 5 a 11 anos nesta semana

Ponto de vacinação é no Complexo de Saúde Jorge David

O Complexo de Saúde Jorge David, perto do clube Nilopolitano, é o ponto de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 na semana de 31 de janeiro a 4 fevereiro. Em pouco mais de uma semana, 2 mil 318 dos 16 mil 321 menores nesta faixa etária já foram imunizados. 

Eles devem ir acompanhados de pais ou responsáveis, que precisam portar documento de identidade da criança com foto ou CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e o cartão de vacinação.

No caso de menores com comorbidades, é preciso levar também documento que comprove a doença. O Complexo de Saúde Jorge David fica na Rua Senador Fernando Mendes, 1316, com atendimento das 9h às 16h.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Intérprete Bakaninha, da Beija-Flor, morre em acidente de carro



Uma das maiores revelações da Beija-Flor de Nilópolis, o intérprete Gilson Conceição Junior, o Bakaninha, faleceu na madrugada desta sexta-feira, em um acidente de carro, voltando do ensaio na quadra da azul e branco. O músico perdeu o controle do veículo e colidiu em um muro, na Estrada Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Filho de Gilson Bacana, o jovem era considerado por Neguinho da Beija-Flor o seu sucessor no carro de som da escola de samba. O artista completaria 31 anos, hoje, dia 28 de janeiro.

Desde 2009, Bakaninha integrava o time de cantores de apoio que dava suporte a Neguinho na Sapucaí – como segundo cantor, era dele a voz que conduzia os ensaios nas eventuais ausências do titular. “Infelizmente acordei hoje com esta triste notícia da morte brutal do Bakaninha, a quem considero meu sucessor, praticamente um filho!! Meu coração está em prantos!! Descanse em paz e que você esteja nos braços do Senhor”, publicou Neguinho da Beija-Flor nas redes sociais.

A Beija-Flor decretou luto pelo falecimento do cantor. “De luto, a Beija-Flor presta sua última homenagem a Bakaninha reconhecendo mais uma vez, como fez Neguinho, as qualidades de Bakaninha e a legitimidade do amor e da entrega dele à escola em que se formou enquanto artista e cidadão de Nilópolis. A agremiação está solidária à família e aos amigos de Bakaninha e, assim que possível, divulgará informações sobre o funeral e demais desdobramentos dessa dura despedida. Vai com Deus, Bakaninha! A Beija-Flor ouvirá sua voz para sempre”, informa trecho da nota divulgada pela escola.
Sucessor e respeito por Neguinho da Beija-Flor

Apaixonado pela Beija-Flor, Bakaninha estava na escola desde os cinco anos de idade. O cantor, sempre muito querido pelos sambistas de outras agremiações, exalta sempre o profundo respeito por Neguinho da Beija-Flor. Dentro da azul e branco, o jovem conquistava cada vez mais espaço para um dia um dia assumir o posto de intérprete principal da escola de samba.

“O Bakaninha será meu sucessor. Um dia, vou ter que parar. É nascido e criado na Beija-Flor. É dedicado, tem bom comportamento, não bebe, não fuma, é respeitador. Tem outros cantores, mas ele é o que acho que tem todos os predicados para, um dia, me substituir”, disse Neguinho da Beija-Flor, ao site Sambarazzo, em 2016, quando foi homenageado com o prêmio Estrela do Carnaval, do site CARNAVALESCO.

Em fevereiro de 2019, no ensaio técnico da Beija-Flor no Sambódromo, Neguinho não pode comparecer e Bakaninha assumiu a responsabilidade em substituir uma das lendas do carnaval brasileiro, e fez seu papel com brilhantismo. Bastante identificado com a agremiação, Bakaninha não conteve a emoção e foi às lágrimas ao fim do ensaio, orgulhoso da primeira vez que defendeu a Beija-Flor como principal voz na Sapucaí.

“Foi uma emoção muito grande o que vivi hoje. Estar no carro de som do maior intérprete do carnaval de todos os tempos que é meu padrinho Neguinho da Beija-Flor pra mim é uma grande honra. É ele que me dá sempre os conselhos. Hoje estou sem palavras pelo momento vivido. O canto da comunidade que representa tudo desse ensaio. A escola fez o que era pra ser feito: cantar com o coração”, comentou Bakaninha na época para o site CARNAVALESCO.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Nilópolis vacina crianças de 5 e 6 anos contra a Covid-19


Haverá repescagem para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente

A prefeitura de Nilópolis promove nesta quinta-feira (27/01), a vacinação dos meninos e meninas com 5 e 6 anos. A imunização para as crianças está acontecendo no Complexo de Saúde Dr. Jorge David, na rua Senador Fernando Mendes, s/n, próximo ao Clube Nilopolitano, das 9h às 16h.

Documentação:

Comprovante de residência, cartão de vacinação e CPF ou cartão do SUS.

Comorbidades

Hipertensão arterial, diabetes, doenças hepáticas, cardiopatias, obesidade, câncer, doenças reumáticas, sequelas de AVC, paralisias cerebral e infantil, amputação de membros.


Campanha de vacinação de 12 anos ou mais continua nos postos Central, Paiol, Cabral, Novo Horizonte. Desde o início da aplicação da vacina, a porcentagem da população vacinável imunizada com a primeira dose é de 91%, segunda dose 72% e terceira dose 49%.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

MPRJ recomenda suspensão de termo para vacinar crianças em Nilópolis


O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) expediu uma recomendação ao prefeito de Nilópolis, Abraão David Neto, e à secretária de Saúde do município da Baixada Fluminense, Lenise Monteiro Nunes Mendonça, para suspender a exigência do termo de responsabilidade que pais e responsáveis têm sido obrigados a assinar para vacinar seus filhos contra a Covid-19.

O documento da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana I pede que os protocolos de vacinação infantil sejam adequados à recomendação do Ministério da Saúde, que sugere a assinatura do termo “quando os pais não puderem estar presentes no ato da imunização, manifestando sua concordância”.

“A exigência do termo de autorização para vacinação de forma ampla, para todos os casos de vacinação de crianças, poderá causar empecilho à efetividade do plano de imunização dessa parcela da população, causando graves riscos à saúde pública coletiva”, diz o documento.

Em nota, o MP informa que sua interferência foi motivada pelas “informações disponibilizadas na página do Facebook da prefeitura de Nilópolis, exigindo o preenchimento de termo de autorização do responsável para a vacinação de crianças” e, por isso, a promotoria “solicita a adequada e imediata divulgação da recomendação expedida”.

A prefeitura de Nilópolis também deverá afixar a recomendação do MP em local de fácil acesso ao público e no site da Prefeitura de Nilópolis, podendo ser ajuizada ação civil pública caso a orientação não seja cumprida.

A cidade, no entanto, informa que a ficha preenchida pelos responsáveis não era um termo de responsabilidade, e sim, um termo para assegurar que a criança estava acompanhada do responsável. “A partir desta terça-feira (25/1), os responsáveis pelas crianças somente assinarão a ficha cadastral”, diz a nota da prefeitura.

‘Mata mosquitos’ estão nas ruas de Nilópolis com o carro fumacê para combater Dengue, Zika e Chicungunya


As atenções ainda estão voltadas para o combate ao coronavírus, transmissor da Covid-19, mas os mosquitos Aedes aegypt, que transmitem dengue, zika e chicungunya, estão por aí, principalmente nesse verão com altas temperaturas. Os funcionários que os enfrentam são popularmente chamados de ‘mata mosquitos’ e já estão em ação em Nilópolis, conduzindo o carro fumacê.

Esta semana, eles vão percorrer os bairros de Santos Dumont, Nossa Senhora de Fátima e Centro, bem cedo pela manhã _ 6h às 10h_ e das 18h às 20h. São os melhores horários para realizar o trabalho. Na semana anterior, o grupo esteve na beira do Rio Sarapuí, divisa com Mesquita, e também no Cemitério de Nilópolis.

Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado, eles visitaram 160 mil 965 residências. Descobriram 31 focos de mosquitos 61 mil 237 imóveis em setembro e os números foram diminuindo até dezembro, quando estiveram em 23 mil e 27 casas e apartamentos e encontraram sete focos.

Cemitério, borracharia e ferro-velho são locais são considerados pontos estratégicos porque são depósitos preferenciais para desova do Aedes aegypti, mosquito transmissor das três doenças já mencionadas e também da febre amarela.

A Coordenação de Controle de Vetores, vinculada ao Ministério da Saúde, é realizada por Nilson Aguiar, com gerência de Luís Pereira e equipe. Eles têm apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Nilópolis.

Roteiro do carro fumacê nos dias 26 e 28 de janeiro


Quarta-feira:

Manhã: 6h às 10h – Rua Eliseu de Alvarenga, Rua Wallace Paes, Rua João Pessoa, Av. Getúlio Vargas, Rua Getúlio de Moura.
Bairro Nossa Senhora de Fátima

Noite: 18h às 20h – Várias travessas, beira-rio, Rua Ernesto Cardoso, Estrada Marechal Castelo Branco, Rua Mário de Araújo, Rua Pedro Álvares Cabral.

Sexta-feira:

Manhã: 6h às 10h
Rua Inácio Serra, Rua Marques Canário, Rua Antonio Felix, Rua Roldão Gonçalves

Noite: 18h às 20h
Ruas transversais diversas

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Nilópolis recebe limpeza nos rios Pavuna e Sarapuí


O Programa Limpa Rio, executado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), chegou em Nilópolis. A iniciativa atende um pedido do Governo Municipal. O programa abrange a limpeza e o desassoreamento de corpos hídricos. Os trabalhos iniciaram nesta quarta-feira (19/01), com a limpeza e o desassoreamento dos rios Pavuna e Sarapuí. Além disso, foi feita uma drenagem dos resíduos sólidos da barragem do Gericinó.

O Programa Limpa Rio tem como objetivo promover a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos. "É uma operação fundamental para essa área altamente atingida pelas fortes chuvas para ajudar essa população dos bairros de Olinda e Cabral", ressaltou o prefeito Abraãozinho (PL), que acompanhou de perto a limpeza dos rios junto com a vice-prefeita Flávia Duarte (PL), o secretário de Meio Ambiente Dean Senra e o presidente da Câmara, Rafael Nobre.

Vale lembrar que a coleta de lixo é de grande importância para o bom funcionamento e saneamento do município. Por isso, a prefeitura conscientiza e informa a população a respeito dos detalhes da coleta.

A coleta no município acontece a partir de 6h30. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, o caminhão de coleta de lixo passa no lado do município onde situa a prefeitura e, nas terças, quintas-feiras e sábados, a coleta acontece no lado da praça do chafariz.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos disponibiliza os telefones (21) 2692-1511 e (21) 2693-2009 para que a população possa denunciar pontos de despejo irregular de lixo e também informar sobre locais onde a coleta pode estar sendo ineficiente.

Nilópolis vacina crianças de 9 anos contra a Covid-19


Haverá repescagem para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente

A prefeitura de Nilópolis promove nesta terça-feira (25/01), a vacinação dos meninos e meninas com 9 anos. Acontece também a repescagem das crianças com comorbidades de 5 a 11 anos de ambos sexos e crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades de ambos os sexos

A imunização para as crianças está acontecendo no Complexo de Saúde Dr. Jorge David, na rua Senador Fernando Mendes, s/n, próximo ao Clube Nilopolitano, das 9h às 16h.

Documentação

Comprovante de residência, cartão de vacinação, CPF ou cartão do SUS e autorização do responsável.

Comorbidades

Hipertensão arterial, diabetes, doenças hepáticas, cardiopatias, obesidade, câncer, doenças reumáticas, sequelas de AVC, paralisias cerebral e infantil, amputação de membros.

Campanha de vacinação

Desde o início da aplicação da vacina, a porcentagem da população vacinável imunizada com a primeira dose é de 91%, segunda dose 72% e terceira dose 49%.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Moradores do bairro Santos Dumont, em Nilópolis, reclamam da falta de abastecimento de água





Moradores do bairro Santos Dumont, em Nilópolis, andam bem insatisfeitos com a atuação da concessionária Águas do Rio. Há muitas reclamações de nilopolitanos da área. Segundo os munícipes, a irregularidade na falta de água se arrasta por cerca de dois meses. Na Travessa Três Poderes, uma via com 20 casas, os moradores precisam de desdobrar para conseguir o abastecimento de água.


Cisterna dos moradores seguem vazias - Fonte: O Dia


“Apesar da divulgação de propagandas por parte da Águas do Rio, nós moradores continuamos com diversos problemas no abastecimento da rua. Aqui continuamos com os mesmos problemas (abastecimento irregular). Tem pessoas que recebem água, nas casas iniciais da rua e no final tem gente sem água desde setembro. Duas famílias já abriram poço artesiano. Muitos já pediram para trocar a tubulação e ampliar a "entrada" da água”, destaca o professor Cláudio Estevam.

Caixa de Água na casa da dona Cíntia. Desde novembro não conseguem encher. A família de 6 pessoas tem de economizar, constantemente - Fonte: O Dia


Ainda segundo Cláudio, várias reclamações já foram feitas junto a concessionária. Além dos poços artesianos, os moradores estão tendo que apelar para a captação das águas das chuvas para compensar a falta de abastecimento. "A Águas do Rio está dizendo que vai resolver, mas desde o final de dezembro eles só trocam os hidrômetros. Cada um diz uma coisa. Já tenho várias reclamações, e os outros moradores também. A coisa começou a ficar complicada depois daquele fechamento da Estação Guandu, em novembro”, ressalta o professor.

Cláudio Estevam afirma que falta uma informação mais precisa da concessionária na solução dos problemas de falta de água, no bairro Santos Dumont.

“Uns dizem que eles diminuíram a pressão da água, eles falam que era um registro quebrado, outros que a tubulação de mais de 30 anos precisa ser ampliada”, conclui.

Na Travessa Três Poderes alguns casos de moradores chamam atenção. Dona Cíntia, que mora com seis pessoas, não consegue encher sua caixa d´água desde o mês de novembro. Na casa 11, Dona Rosana, utiliza tambores para captar água de chuva. E ainda se vê forçada a usar uma bomba hidráulica para puxar água, e consequentemente aumentar o seu consumo de energia elétrica.

Moradores também estão apelando para poços artesianos - Fonte: O Dia








Passe livre federal pode ser solicitado na prefeitura de Nilópolis


Pessoas com deficiência e comprovadamente carentes possuem o direito garantido de acesso gratuito ao transporte coletivo interestadual por rodovia, ferrovia e barco. Para poder usufruir desse direito, pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual, múltipla, com ostomia ou doença renal crônica, de baixa renda devem se cadastrar junto ao Passe Livre Federal, programa do Ministério da Infraestrutura.

Para facilitar esse cadastro, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SEMUCIDH) montou um polo de atendimento dentro da sua sede, localizada no Paço Municipal Prefeito Farid Abrão.

Para requerer o seu Passe Livre Federal, basta comparecer ao polo portando um atestado ou relatório médico, emitido no máximo em um ano, que habilite a pessoa a receber o passe, além de uma foto 3x4 colorida com fundo branco e documento de identificação. Será emitido um formulário que deve ser preenchido com exatidão. Nele constam os dados pessoais e informações sobre a composição e renda familiar.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Nilópolis diminui taxa de positividade de 56% para 31,03% em apenas uma semana


A Secretaria de Saúde de Nilópolis informa que a taxa de positividade dos exames rápidos para detecção de antígeno com swab (cotonete), realizados nos dois polos de atendimento de testagem, foi de 31,03% na quarta-feira (19/1). Lenise Monteiro, secretária da pasta, comemorou a queda do percentual, que estava em 56% há uma semana.

Desde o dia 17, a Prefeitura de Nilópolis passou a concentrar os exames para detecção da Covid-19 em dois polos: a quadra da Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira, no Centro, e no ginásio do Centro de Eventos, no bairro Frigorífico. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, com distribuição de senha até 15h.

Para controlar e evitar a propagação da doença nas dependências do paço municipal, o prefeito Abraãozinho baixou decreto de redução de horário de funcionamento até o dia 24 de janeiro. A testagem rápida com cotonete começou no dia 12 e o resultado sai após 20 minutos. Ele é indicado para quem tem síndrome gripal (dores de cabeça, febre e congestão nasal).

Os testes são realizados por enfermeiros e técnicos de enfermagem que receberam treinamento durante dois dias para a realização dos exames. Além desse, a rede dispõe do teste do dedinho (rápido), indicado para pessoas com sintomas leves.

Em casos em que haja necessidade de realizar o sequenciamento genético com carga viral, a Secretaria dispõe também do RT-PCR swab (também com cotonete). O resultado sai em 48 horas.

Os exames só são feitos em pacientes com sintomas, que tiveram contato com quem apresentou resultado positivo para Covid-19 ou receberam encaminhamento do médico para fazer o teste.


Campanha de vacinação:

A campanha de vacinação continua nos postos de saúde da rede municipal. Desde o início da aplicação da vacina, a porcentagem da população vacinável imunizada com a primeira dose é de 91%, segunda dose 72% e terceira dose 49%.

Pontos de vacinação:


De segunda a sexta-feira (17/1 a 21/1) - 9h às 16h
Posto Central, Paiol, Cabral, Novo Horizonte

Endereço dos locais de vacinação

Posto Central
Rua João Pessoa 1530 Centro. Tel.: 2691-2257

Posto Novo Horizonte
Rua Dr. Mario Valadares, sem número, Novo Horizonte

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves s/n Cabral

Posto de Saúde Dr. Dorvil Lacerda
José Couto Guimarães 1299, Paiol

Imunização de crianças:

Nesta quinta-feira estão sendo vacinados meninos na faixa etária dos 5 aos 11 anos com comorbidades e deficiência. Eles devem ser levados por pais ou responsáveis ao Complexo de Saúde Jorge David.

Serviço:

E.M. Jorge Deocleciano de Oliveira
Rua João Pessoa, 1655, Centro


Ginásio do Centro de Eventos
Rua Carmela Dutra, sem número, Frigorífico

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com distribuição de senha até 14h

Sebrae Rio e Eletrobras lançam projeto de Encadeamento Produtivo para micro e pequenas empresas


O Sebrae Rio e a Eletrobras realizaram ontem, dia 19, o lançamento on-line do Programa de Desenvolvimento para Pequenas Empresas. O programa vai oferecer às pequenas empresas do Estado do Rio de Janeiro oportunidades de capacitação e desenvolvimento, utilizando a metodologia de Encadeamento Produtivo do Sebrae Rio, que tem como principal objetivo promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios na cadeia de valor de grandes empresas, como a Eletrobras, tornando-as mais competitivas. A capacitação tem duração de 12 meses e contém consultorias, cursos, oficinas, palestras, seminários e sessões virtuais de negócios. São, aproximadamente, 80 horas de atividades coletivas e individuais previstas, por empresa.

O projeto tem por objetivo desenvolver 20 micro e pequenas empresas que pretendem ampliar os negócios e desenvolver melhorias na competitividade e produtividade das empresas envolvidas e da cadeia como um todo. O diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta, comentou que a parceria entre o Sebrae Rio e a Eletrobras contribuirá, neste momento, para a implantação de boas práticas e o aperfeiçoamento da gestão das empresas, visando minimizar custos e gerenciar melhor o negócio, resultando em mais competitividade das pequenas empresas e também em mais qualidade na prestação dos seus serviços.

“Essa parceria contribui para que o encadeamento produtivo seja a estratégia cada vez mais utilizada para promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios nas cadeias de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo, sustentáveis e mutuamente atraentes”, disse.

O gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio, Renato Regazzi, ressaltou que a iniciativa será desenvolvida no âmbito da Estratégia Nacional Conexões Corporativas. “Esta estratégia está alinhada ao propósito e a visão do Sebrae de Transformar os Pequenos Negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil”, comentou.

Na primeira etapa da parceria foi realizado o mapeamento da política de compras da Eletrobras, apontando possíveis oportunidades para maximizar as relações de fornecimento das micro e pequenas empresas junto à empresa, permitindo ao Sebrae elaborar um plano de ação para o desenvolvimento das MPE fornecedoras, através do portfólio de soluções do Sebrae.

O diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da Eletrobras, Luiz Augusto Figueira, também se pronunciou quanto à parceria, destacando a importância de oferecer oportunidades de treinamento aos fornecedores de menor porte. “É uma oportunidade não apenas para que se tornem mais competitivos e preparados, mas também para aumentar a oferta de empregos e geração de renda, buscando reduzir a desigualdade social que ainda é um enorme desafio para todos”, afirmou.

A superintendente de Gestão de Patrimônio e Suprimentos da Eletrobras, Ana Paula Figueiredo de Oliveira, ressaltou que: “Parcerias como essa, que estimulam sensibilização e capacitação, têm um imenso valor, já que permitem a implantação estratégica das melhores práticas segundo um olhar atento às necessidades dos fornecedores e das Empresas Eletrobras, conduzindo ao desenvolvimento sustentável, diretriz essa constante em nossa Política de Logística de Suprimentos, além de configurar um compromisso das Empresas Eletrobras”.

A gerente de Gestão e Governança de Fornecedores da Eletrobras, Samanta Evaristo, acrescentou que acredita que as pequenas empresas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento local.

“O Programa de Desenvolvimento para Pequenas Empresas foi promovido pela Eletrobras para que este público tenha condições de realizar e ampliar seus negócios com melhor nível de produtividade, competitividade e sustentabilidade. Esperamos que seja um divisor de águas na história de cada uma das empresas participantes e que as direcione para caminhos de prosperidade”, disse.

Critérios de seleção para as empresas participantes do projeto:

Serão selecionados as MPE que atendam os critérios da Eletrobras e apenas aquelas que façam parte do seu Portal de Fornecedores.
Ser micro ou pequena empresa com faturamento anual de no máximo 4,8milhões de reais.
Sediada ou constituída no estado do Rio de Janeiro
Possuir cadastro válido no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), ativo e acima de 1 ano.

Eletrobras - Controladora de grande parte dos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil por intermédio das subsidiárias Eletrobras CGT Eletrosul, Eletrobras Chesf, Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Eletronuclear e Eletrobras Furnas. Além de principal acionista dessas empresas, possui metade do capital de Itaipu Binacional e controla também o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Eletrobras Cepel) e a Eletrobras Participações S.A. (Eletrobras Eletropar).

Sebrae Rio – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial. Com importante papel no crescimento econômico fluminense, desenvolve projetos de norte a sul do Estado do Rio de Janeiro.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Nilópolis vacina crianças de 5 a 11 anos com comorbidade


Ponto de vacinação é no Complexo de Saúde Dr. Jorge David

A liga da imunização contra a Covid-19 está crescendo na cidade. O choro pelo medo da agulha não dura muito tempo quando as crianças recebem o diploma de bravura e pirulitos. A vacinação dos 5 aos 11 anos de idade com comorbidades e deficiência iniciou nesta quarta-feira (19/1) em Nilópolis.

O Complexo de Saúde Dr. Jorge David se transformou no mundo da fantasia. A frozen e os palhaços atraíram os olhares da criançada. Luiza Pacheco, de cinco anos, foi a primeira criança vacinada. As lágrimas logo foram trocadas pelo sorriso no rosto quando foi presenteada pelo prefeito Abraãozinho e a vice-prefeita Flávia Duarte com pirulitos e o diploma de bravura.

Thayane Pacheco, 21, respira aliviada com sua filha Luiza, portadora de paralisia cerebral. "Estou muito esperançosa por ela estar sendo vacinada, porque ela tem muitos problemas respiratórios, teve pneumonia no ano passado e eu estava com muito medo que acontecesse alguma coisa com ela e a vacina sair agora é um alívio. Estou muito feliz".

Abraãozinho acompanhou de perto a vacinação das crianças nesta manhã. "Pedimos aos pais que tragam seus filhos. Se tiverem alguma dúvida, que consultem um pediatra para que não deixem de vacinar seus filhos para que eles possam também estar imunizados contra essa doença que vem mudando a vida de todo mundo".

A alegria da Maria Luiza Pierre, de oito anos, contagiou quem estava presente no local. O orgulho estampava felicidade no olhar pela bravura de se imunizar. "Eu estou muito feliz, não chorei na hora da vacina", contou. Sua mãe, Jeane Pierre, estava emocionada. "É muita emoção, Como eu disse na sala de vacina, ela era a única na minha casa que não estava vacinada e é uma conquista, a vacina é importante para todo mundo".

A Secretaria do Estado de Saúde divulgou que recebeu 93.500 doses de vacina Pfizer infantil, que serão distribuídas para os municípios da região metropolitana. "A gente já teve uma notícia boa da Secretaria do Estado, vamos conseguir vacinar todas as crianças dessa faixa etária", salientou secretária de Saúde, Lenise Monteiro, que também fez um pedido. "É importante demais que o responsável traga o seu filho de 5 a 11 anos para se vacinar, para se imunizar, para que a gente consiga vencer essa luta contra a Covid".

A vacinação continua nesta quinta-feira (20/1) para meninos de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências. Para vacinar, basta ir no Complexo de Saúde Dr. Jorge David, na rua Senador Fernando Mendes, s/n.

Documentação:

Comprovante de residência, cartão de vacinação, documento da criança e autorização do responsável.

Comorbidades

Hipertensão arterial, diabetes, doenças hepáticas, cardiopatias, obesidade, câncer, doenças reumáticas, sequelas de AVC, paralisias cerebral e infantil, amputação de membros.

Calendário de vacinação

Quinta-feira (20/1) - 9h às 16h: Meninos de 5 a 11 anos com comorbidade e deficiências.

Exames para detecção da Covid-19 serão realizados em dois polos em Nilópolis


Desde às 13h desta segunda-feira (16/01), a Secretaria de Saúde de Nilópolis passou a concentrar os exames para detecção da Covid-19 em dois polos: a quadra da Escola Municipal Jorge Deocleciano de Oliveira, em Olinda, e no ginásio do Centro de Eventos, no bairro Frigorífico. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com distribuição de senha até 15h30.

Desde a semana passada, a Secretaria de Saúde iniciou a testagem rápida com cotonete (antígeno por swab), cujo resultado sai após 20 minutos. Ele é indicado para quem tem sínOs testes são realizados por enfermeiros e técnicos de enfermagem que receberam treinamento durante dois dias para a realização dos exames. Além desse, a rede dispõe do teste do dedinho (rápido), indicado para pessoas com sintomas leves.

Em casos em que haja necessidade de realizar o sequenciamento genético com carga viral, a Secretaria dispõe também do RT-PCR swab (também com cotonete). O resultado sai em 48 horas.

Os exames só são realizados em pacientes com sintomas, que tiveram contato com quem apresentou resultado positivo para Covid-19 ou receberam encaminhamento do médico para fazer o teste.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação continua nos postos de saúde da rede municipal. Desde o início da aplicação da vacina, a porcentagem da população vacinável imunizada com a primeira dose é de 91%, segunda dose 72% e terceira dose 49%.

Serviço:

E.M. Jorge Deocleciano de Oliveira
Rua João Pessoa, 1655, Centro

Ginásio do Centro de Eventos
Rua Carmela Dutra, sem número, Frigorífico

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com distribuição de senha até 15h30.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Polícia prende em Bonsucesso acusado de roubar motoristas de aplicativo em Nilópolis


Policiais civis da 57ª DP (Nilópolis) prenderam, nesta sexta-feira (14/01), um homem acusado de roubar motoristas de aplicativo no município de Nilópolis. Ele foi localizado no bairro de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva.

O bandido estava sendo procurado desde outubro do ano passado, após registro de ocorrência de diversas vítimas. Após levantamento de informações do Setor de Inteligência da delegacia, os agentes monitoraram e localizaram o criminoso.

Segundo os policiais, o autor foi reconhecido em vários roubos a motoristas de aplicativo em Nilópolis. Ele também é suspeito de ter praticado os crimes em Campo Grande e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste carioca.

De acordo com a 57ª DP, o criminoso tem passagens pela polícia por roubo a pedestre e a motoristas de aplicativos.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Câmera grava ação de bandidos em roubo de carro em Nilópolis


Os moradores dos bairros Olinda e Cabral, em Nilópolis, andam bem preocupados com os assaltos a pedestres e veículos nas vias das duas localidades próximas. No início da madrugada desta quarta-feira (12/01), câmeras de segurança registraram o roubo de um veículo por criminosos, deixando a família que estava no carro bastante assustados, na Rua Senador Salgado Filho, em Olinda, próximo ao Colégio Estadual Nuta Bartlet Janes.

Nas imagens é possível acompanhar o carro branco com a família, sendo abordado por cinco bandidos armados com fuzis e outras armas. Ainda no vídeo, constata-se que os bandidos saíram de um carro cinza que estava estacionada na via.

Toda ação do assalto durou cerca de 20 segundos. O motorista ainda conseguiu pedir seu aparelho celular aos criminosos, que entregaram antes de partirem com o carro.

Filhos e pais dividem o tatame e trocam golpes de Karatê nas aulas da Casa da Luta Nilopolitana


Pais e filhos que praticam artes marciais juntos, permanecem juntos. O dito popular cabe bem para os casos de crianças e adolescentes que fazem aulas de Karatê na Casa da Luta Nilopolitana, localizada no bairro Frigorífico, todas as terças e quartas-feiras da cidade, a partir das 15h. O coordenador do local, mestre Gessé Cintra, e o professor Leonardo Mendes, faixa preta na modalidade, são os instrutores do grupo.

“Tivemos essa ideia para dar mais segurança às crianças, principalmente. Temos alunos autistas e isso facilita a interação deles com o grupo, além de fazer com que os pais, que ficam esperando, participem também ”, explicou o sensei Gessé, ao lado do pupilo Leonardo Mendes, que por sua vez, concilia a função de pastor com as atividades diárias na Casa.

“Comecei a fazer as aulas em setembro, mas a turma iniciou em agosto”, afirmou a dona de casa Taís Carvalho, que acompanha o filho Sebastião Marcelo, de 8 anos, autista leve que também apresenta Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). “Ele ainda não quer fazer as aulas, mas já está se comunicando melhor com o grupo”, contou.

Auxiliar de educação infantil, Alexandre Santos levou o filho João Pedro, 6 anos, para treinar no local. “Eu o trouxe porque estávamos muito sedentários e decidi participar também”, disse Alexandre, servidor da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira, cujo filho vai estudar na Escola Municipal Jorge Mikhail Jarjous.

O segurança Flávio Adriano foi assistir à aula da esposa Giseli e dos filhos Nicollas, 12 anos, e Giovanne, 10 anos. “Nem sempre consigo partilhar desse momento. Os meninos começaram em outra academia, e com a pandemia, tudo fechou. Aguardamos as obras na Casa da Luta e trouxe os dois para cá”, relatou Flávio, que já foi carateca.

A família mora no Novo Horizonte e está habituada às atividades da Casa da Luta. “Eles fazem um trabalho bonito, inclusive com a campanha do quilo de alimento. Há muitos pais e mães desempregados, que necessitam de ajuda”, ressaltou Flávio Adriano, citando a campanha para arrecadação de alimentos promovida por mestre Gessé Cintra e seus professores voluntários no dojô consagrado às lutas.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Confirmação da matrícula na rede municipal de Ensino de Nilópolis vai até sexta (14/01)



Os alunos da rede municipal de ensino de Nilópolis e seus responsáveis, precisam ficarem atentos ao prazo de confirmação da matrícula para 2022, que termina nesta sexta-feira (14/01). Caso não seja feito, o candidato perderá a vaga. A matrícula deve ser efetivada na creche ou na unidade escolar contemplada. O horário de atendimento nas escolas é das 8h às 15h.

É necessário apresentar a xerox destes documentos do aluno: certidão de nascimento, comprovante de residência, caderneta de vacinação, CPF, carteira do SUS, além de RG e CPF do responsável.

É preciso também duas fotos 3x4 e uma pasta modelo 17.

Enfermeiros e técnicos recebem treinamento para teste do cotonete, saiba onde fazer


Enfermeiros e técnicos de enfermagem de toda rede municipal de saúde estão aptos para realizar o teste de antígeno no nariz (cotonete). Eles passaram por treinamentos na segunda (10/1) e terça-feira (11/1). Todos os 11 postos de saúde realizam o exame e o resultado sai em 20 minutos.

O teste é feito em pessoas que apresentam os sintomas da Covid-19. O primeiro passo é preencher um formulário. Em seguida, a pessoa é encaminhada para uma sala reservada, onde fará o teste em dois minutos. É necessário ser morador de Nilópolis.

"Ele tem uma técnica diferente dos outros testes. Por ele ser um teste rápido, o paciente já tem o resultado de 15 a 20 minutos e consegue seguir a quarentena com as medicações corretas no tempo hábil", disse Juliana Gomes de Oliveira, que atua como enfermeira há três anos no posto do Cabral.

Os exames só são realizados em casos de pessoas com sintomas, que tiveram contato com quem apresentou resultado positivo para Covid-19 ou receberam encaminhamento do médico para fazer o teste.

"Nós fizemos o treinamento com todos os profissionais da saúde da rede básica para a coleta do swab, tanto para o antígeno, quanto para o RT-PCR, para ampliarmos e centralizarmos. Assim isolamos os casos positivos e temos uma melhor resposta, com rapidez na detecção da doença", contou Lenise Monteiro, secretária de saúde.

A rede dispõe de três exames: rápido (dedinho), indicado para pacientes com sintomas leves, antígeno por SWAB (cotonetes), indicado para quem tem síndrome gripal (dores de cabeça, febre e congestão nasal) e o RT-PCR SWAB (realizado em pessoas com síndrome gripal e com resultado em 48 horas, pois realiza o sequenciamento genético com carga viral).

Os testes podem ser feitos nas 11 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, de 9h as 12h e de 14h as 16h.

Endereço dos Postos de Saúde:

Posto Central
Rua João Pessoa, 1530, Centro.

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves, s/n, Cabral

Posto A. de A. Machado
Rua Mário Valadares, s/n, Novo Horizonte

Posto Dorvil Almeida Lacerda
Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol

Posto Médico Rosa Maria Perez
Rua Mal. Deodoro, 555, Nova Cidade.

Posto Nova Olinda
Rua Amadeu Lara, s/n, Olinda.

Posto Programa de Saúde da Família – Olinda II
Rua Pedro Roque, 13, Olinda

Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis
Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis.

Posto Programa de Saúde da Família – Frigorífico
Rua Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n, Frigorífico

Posto Dr. Armando Almeida – Chatuba
Rua: Marques Canário, 970

Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís
Rua General Mena Barreto, sem número, Cabuís

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Imunização contra a Covid-19 em Nilópolis acontece nos postos do Cabral, Paiol, Novo Horizonte e Central


A prefeitura de Nilópolis segue fornecendo a primeira, a segunda e a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para toda a população. Os moradores devem se dirigir aos quatro postos de saúde que estão aplicando a vacina. Lembrando que para receber o reforço é necessário o intervalo após a segunda dose de três meses ou mais.

Antecipação da Pfizer e da AstraZeneca

Foi antecipada a segunda dose da Pfizer para pessoas acima de 12 anos com intervalo de 21 dias e a de AstraZeneca para oito semanas após a primeira dose.

Intercambialidade de vacinas

A Secretaria de Saúde adotou e continua com a intercambialidade de vacinas para pessoas com 18 anos ou mais: quem tomou as duas primeiras doses de AstraZeneca, agora vai receber o imunizante CoronaVac. E vice-versa. As pessoas que receberam a Pfizer, agora vão tomar AstraZeneca ou CoronaVac.

Prossegue ainda a imunização com a primeira dose da Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se vacinaram. É necessário levar documento de identidade com foto e cartão do SUS. O atendimento nos pontos de vacinação será das 9h às 16h.

Pontos de vacinação:

De segunda a sexta-feira (10/1 a 14/1) - 9h às 16h

Posto Central, Paiol, Cabral, Novo Horizonte


Endereço dos locais de vacinação:


Posto Central

Rua João Pessoa 1530 Centro. Tel.: 2691-2257


Posto Novo Horizonte

Rua Dr. Mario Valadares, sem número, Novo Horizonte


Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral

Rua Roldão Gonçalves s/n Cabral


Posto de Saúde Dr. Dorvil Lacerda

José Couto Guimarães 1299, Paiol

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Mudanças na operação de reservatório em Nilópolis melhora o abastecimento de água para 100 mil pessoas


O Reservatório Cabral, localizado em Gericinó, na cidade de Nilópolis é uma unidade importante para a distribuição de água na região. Para encher o reservatório, que tem capacidade para armazenar 13 milhões de litros de água, era preciso deixá-lo fora de operação por um período do dia.

Ao assumir o sistema de distribuição de água em Nilópolis, Águas do Rio iniciou uma série de obras e intervenções, de pequeno e médio portes, para recuperar e melhorar a estrutura existente. No caso do Reservatório Cabral, a intervenção não exigiu a substituição de equipamentos, mas sim a análise do funcionamento dos registros de entrada e saída de água, como explica o diretor executivo da concessionária na Baixada, Vitor Hugo. “Para encher o reservatório e poder abastecer a população no dia seguinte, ele ficava cerca de de 12h parado. Após estudos técnicos, efetuamos ajustes nos registros, o que permitiu equilibrar os níveis de entrada e saída de água e regularizar a pressão”, diz Vitor.

Com essas mudanças operacionais, o reservatório passou a operar 24h por dia, sem interrupção, melhorando o abastecimento de aproximadamente 100 mil pessoas, principalmente nos pontos mais distantes da cidade. As ações equilibraram a quantidade de água no reservatório, reduzindo todo e qualquer desperdício de água, que é tão valiosa para todos.

Antônia Monsores, de 56 anos, é testemunha do avanço e está feliz por ter água com periodicidade em casa. “Não estou tendo problemas com água aqui. Ela está vindo bem forte ultimamente. Posso lavar minhas roupas com tranquilidade, tomar banho, fazer comida e todas as minhas atividades aqui em casa. Desde que a Águas do Rio entrou, o serviço melhorou muito!”, afirma empolgada Antônia, que mora na Avenida Mirandela, no Centro.

Águas do Rio já contabilizou mais de 900 atendimentos em Nilópolis, entre reparos de vazamentos e de cavaletes, desobstrução de ramais, troca de bombas e de registros deteriorados, novas ligações, entre outros.

A substituição de redes precárias tem sido outra prioridade da concessionária para acabar com os problemas históricos de falta d’água no município. É o que está acontecendo na Avenida Dr. Manuel Reis, no centro da cidade, com a implantação de uma nova rede, de 654 metros de extensão, que vai levar água potável para cerca de 420 nilopolitanos. “Estamos trabalhando muito para mudar a realidade do fornecimento de água na Baixada Fluminense e expandir cada vez mais o acesso à água potável”, afirma Aislan Miossi, coordenador operacional da Águas do Rio em Nilópolis e Mesquita.

Águas do Rio está disponível 24 horas por dia e pode ser acionada através do 0800 195 0 195, para ligações ou mensagens via WhatsApp.

PM prende dois bandidos e apreende pistola e drogas em Nilópolis


Policiais militares do 20º BPM (Mesquita) prenderam dois criminosos, na tarde deste sábado (08/01), na Rua Beira Rio, no bairro de Olinda, em Nilópolis. Na ação, os agentes apreenderam ainda no patrulhamento na via, após a prisão, 01 Pistola Taurus 40mm, munições, farta quantidade de drogas e rádios transmissores.

A ocorrência com os presos e todo o material apreendido foi registrada na 54ª DP (Belford Roxo).

MATERIAL APRENDIDO:

01 PISTOLA TAURUS 840 CAL. 40

01 CARREGADOR CAL. 40

05 MUNIÇÕES CAL. 40

02 RÁDIOS TRANSMISSORES

53 PINOS DE COCAÍNA

57 TROUXINHAS DE MACONHA

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Nilópolis continua a vacinar pessoas imunossuprimidas com quarta dose



A Prefeitura de Nilópolis continua a oferecer as quatro doses da vacina contra a Covid-19 para pessoas imunossuprimidas. Eles devem ter tomado a terceira dose num intervalo de quatro meses ou mais. Também são atendidas pessoas com 18 anos ou mais, que podem tomar a primeira, a segunda e a terceira dose do imunizante contra a doença. No caso da dose de reforço, o morador deve ter recebido a segunda dose há três meses ou mais.

Antecipação da Pfizer e da AstraZeneca
Foi antecipada a segunda dose da Pfizer para pessoas acima de 12 anos com intervalo de 21 dias e a de AstraZeneca para oito semanas após a primeira dose.

Intercambialidade de vacinas
A Secretaria de Saúde adotou e continua com a intercambialidade de vacinas para pessoas com 18 anos ou mais: quem tomou as duas primeiras doses de AstraZeneca, agora vai receber o imunizante CoronaVac. E vice-versa. As pessoas que receberam a Pfizer, agora vão tomar AstraZeneca ou CoronaVac.

Prossegue ainda a imunização com a primeira dose da Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se vacinaram. É necessário levar documento de identidade com foto e cartão do SUS. O atendimento nos pontos de vacinação será das 9h às 16h.

Pontos de vacinação:
De segunda a sexta-feira (10/1 a 14/1) - 9h às 16h
Posto Central, Paiol, Cabral, Novo Horizonte

Endereço dos locais de vacinação

Posto Central | Rua João Pessoa 1530 Centro. Tel.: 2691-2257

Posto Novo Horizonte | Rua Dr. Mario Valadares, sem número, Novo Horizonte

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral | Rua Roldão Gonçalves s/n Cabral

Posto de Saúde Dr. Dorvil Lacerda | José Couto Guimarães 1299, Paiol

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

IPTU Digital 2022 já está disponível em Nilópolis



Pagamentos em cota única ganham 10% de desconto

O carnê digital do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU - 2022, já está disponível para os nilopolitanos. A cota, que é a principal receita para a realização de melhorias e investimentos na cidade, pode ser acessada no site www.nilopolis.rj.gov.br/iptudigital e paga via internet ou agências bancárias e casas lotéricas. A distribuição dos carnês físicos nas residências pelos Correios iniciarão a partir do dia 10 de janeiro.

A Prefeitura Municipal de Nilópolis oferece aos contribuintes 10% de desconto para o pagamento de cota única, se quitados até dia 31 de janeiro. Há ainda a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes, porém sem desconto.

Secretaria de Educação quer que jovens, adultos e idosos voltem às salas de aula


Um grupo de profissionais de educação tem tido uma rotina diferente nesse período de férias escolares: está conversando com pessoas nas filas de bancos, lotéricas, postos de saúde e escolas da rede municipal de ensino de Nilópolis. Tudo para fazer com que ex-estudantes com 15 anos ou mais _ sejam jovens, adultos ou idosos_ retornem aos bancos escolares na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). É o que a Secretaria Municipal de Educação nomeou como ‘chamada pública’.

Além disso, professores e outros servidores da área realizam a ‘busca ativa’ de alunos que já fizeram a inscrição e abandonaram as salas de aula. “ A busca ativa é constante, promovida durante todo o ano. Falamos com os parentes de pessoas que pararam de estudar quando estão no colégio, realizamos o projeto Supera, no final de semana, para atrair os alunos que faltam durante a semana”, afirmou Renata Macedo, que integra a Coordenação da EJA com Carla Andrea Mauler, Cláudia Araújo e Andréia Sheila Gomes.

Na rede municipal de Nilópolis, a EJA abarca o Ensino Fundamental. “ Com o endereço e o telefone dos alunos cadastrados, vamos com o carro da Secretaria até a residência deles. Muitos largaram as aulas durante a pandemia porque ficaram desempregados e buscaram trabalho temporário em empresas de aplicativos de entrega, por exemplo”, citou Carla Andrea Mauler.

Aguardando na fila para atendimento no banco Itaú, Andrea Cláudia Ferreira, 47 anos, com filhos e já avó, pegou um folheto e ouviu com atenção as palavras da equipe, pois pensa em voltar a estudar. “ Tenho vontade de retornar, parei de estudar na 5ª série. Tive uma série de problemas particulares e meu sonho é estudar enfermagem”, contou ela, que mora no bairro Cabral.

O aposentado Ailton Nascimento, morador de Mesquita, pegou o panfleto e iria levar para a sobrinha Luana, de 25 anos, que interrompeu os estudos na 5ª série. “ Ela teve que cuidar da casa e vejo que essa é uma boa oportunidade para Luana voltar à escola. Bom saber que o aluno da EJA na rede municipal não precisa ser morador daqui”, comemorou.
Edinéia Souza Alves, 71 anos, concluiu o ensino fundamental no EJA há 21 anos. “Eu terminei o 9º ano e comecei o 1º ano do ensino médio no colégio Mário Quintana. Infelizmente tive que parar e fui trabalhar como cuidadora de idosos. Meu sonho era estudar enfermagem”, relatou a senhora moradora do Centro. Ela atualmente toma conta dos netos.

Em 2020, profissionais da educação distribuíram panfletos sobre a inscrição no EJA em feiras livres da cidade. A equipe já se preparou para repetir a ação na feira livre da Avenida Mirandela, dia 30 de janeiro, a partir das 9h. A ideia é montar uma barraca na altura das Lojas Americanas para divulgar o EJA e também fazer a matrícula na hora para quem quiser.

Veja o calendário de pagamento do INSS já com o reajuste


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já divulgou o calendário de pagamento de benefícios para 2022, com um detalhe, o pagamento que começa no dia 25 de janeiro, já vem com o valor reajustado, ou seja, R$ 1.212,00 para quem recebe um salário mínimo. Os segurados que ganham acima de um salário mínimo, o pagamento com reajuste cai na conta no dia 1° de fevereiro.

pagamento será feito de acordo com o final do benefício antes do dígito, veja o exemplo: vamos imaginar que o número do seu benefício é 000.1413.502-7, o final será 2 (desconsiderando o dígito que nesse caso é 7).
Liberação do calendário

O INSS disponibiliza dois tipos de calendário: o primeiro para as pessoas que recebem um salário e o outro para aqueles que recebem acima de dois salários mínimos.

Recebem o salário os seguintes benefícios:
  • Aposentadoria por invalidez
  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-acidente
  • Salário-maternidade (que também é pago pelo INSS)
  • Salário Família (que também é pago pelo INSS)
  • BPC (Benefício de Prestação Continuada – pago também pelo INSS).

Calendário de pagamento do INSS para 2022 – confira:

Calendário para segurados que recebem um salário mínimo


Calendário para segurados que recebem mais de um salário


Com o valor do salário mínimo subindo de R$ 1.100 para R$ 1.212 no primeiro dia de 2022, os benefícios do INSS também serão corrigidos, desta forma, a partir de 25 de janeiro, os pagamentos cairão nas contas dos segurados do INSS com os valores reajustados. Quem recebe um salário mínimo e estava recebendo R$ 1.100 passará a receber R$ 1.212.
Benefícios serão reajustados

Para os segurados que ganham acima de um salário mínimo, o pagamento com reajuste cairá na conta a partir do dia 1° de fevereiro.

O INSS informou que 36 milhões de pessoas recebem benefício da Previdência, cerca de 24 milhões recebem o salário mínimo e 12 milhões de segurados recebem acima do piso nacional.