terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Nilópolis está sem vacinação da gripe


Pelo menos Nilópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias estão sem vacina da gripe. Pacientes enfrentam superlotação e longa espera no atendimento nas unidades de saúde.

SAÚDE - Vacinação está suspensa há mais de uma semana em Nilópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Em Nilópolis, a falta de vacina já dura 7 dias, Em Nova Iguaçu, são 8 dias e em Duque de Caxias o imunizante está em falta desde quinta-feira (09 de Dezembro).

E justamente onde não há vacinas houve um aumento do número de atendimentos de casos de síndrome gripal.

Aumento dos casos de síndrome gripal na Baixada Fluminense
  • Duque de Caxias - 300%
  • Nova Iguaçu - 300%
  • São João de Meriti - 300%
  • Belford Roxo - 80%
O governador Cláudio Castro disse que o maior desafio do estado agora é criar pontos de atendimento de emergência para casos de gripe.

"Estamos acompanhando isso desde o começo. O estado já colocou tendas em alguns postos para aumentar o atendimento. Realmente é um surto grande, as unidades estão cheias, mas não está tendo internação. Então, o que a gente precisa hoje e tem aumentado são os pontos de enfermaria, bem diferente do Covid que necessitava de internação", disse Cláudio Castro.

"A Influenza necessita mais daquele primeiro socorro, o socorro ambulatorial. A gente está em contato direto com as prefeituras e montando as tendas junto aos hospitais para que a gente possa atender a todos".

O que predomina nas unidades de saúde são os casos mais leves de gripe. Mas as unidades estão superlotadas, como é o caso da UPA Pediátrica Doutor Walter Garcia Borges, em Duque de Caxias. Na segunda-feira (13), pacientes esperaram atendimento por horas sentados no chão e na calçada.

Também havia reclamações sobre demora de cinco a seis horas para o atendimento na UPA Parque Lafaiete, em Caxias. Pacientes reclamavam que médicos não estavam dando conta dos atendimentos.

A superlotação também era a reclamação na UPA Comendador Soares e na Clínica da Família Odicéia Morais, em Nova Iguaçu.

RJ recebeu 60 mil doses

A Secretaria Estadual de Saúde informou que recebeu 60 mil doses de vacina contra a gripe cedidas por Boa Vista (RR). Agora, as secretarias municipais de Caxias, Nilópolis e Nova Iguaçu precisam agendar as remessas para levar para as cidades.

A Prefeitura de Nilópolis disse que solicitou doações de vacinas à Prefeitura do Rio e aos governos dos estados do Rio e de São Paulo.

A Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu informou que já está ciente do agendamento para retirada da vacina, mas não disse quando a imunização será retomada na cidade.

A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias disse que há uma previsão de que 4.600 doses sejam entregues na quarta-feira (15).

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário