quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Beija-Flor e Grande Rio se unem e anunciam ensaios de rua em Nilópolis e Duque de Caxias


CARNAVAL - As duas escolas do Grupo 1 do carnaval carioca, sediadas na Baixada Fluminense, vão se juntar para dois ensaios técnicos nas ruas de Nilópolis e Duque de Caxias este mês. No próximo dia 12 de Dezembro, um domingo, a Grande Rio vai agitar a Avenida Mirandela, em Nilópolis, junto com a Beija-Flor. E no domingo seguinte, dia 19 de Dezembro, é a Beija-Flor quem vai para Duque de Caxias para o ensaio técnico na Avenida Brigadeiro Lima e Silva junto com a Grande Rio.

Segundo o diretor de carnaval da azul e branco, Dudu Azevedo, a ideia surgiu do presidente da escola, Almir Reis, que fez o convite à conterrânea da Baixada Fluminense. A ideia é que possam ocorrer trocas com outras escolas no futuro.

— O presidente pensou: “Vamos fazer uma união e chamar as escolas para desfilarem com a gente aqui”. Eu disse que acho magnífico, porque cria um evento que pode ser, ao longo do ano, uma satisfação para as pessoas — diz.

O diretor de carnaval da Grande Rio, Thiago Monteiro, diz que a escola aceitou o convite de cara, e que é uma oportunidade de celebrar a Baixada e o samba:

— A gente se sente muito feliz de poder mostrar a força da Baixada, a união do samba acima de tudo. Além de ser um ensaio técnico, que é uma coisa muito séria, é uma grande celebração do samba e da Baixada. É uma celebração de duas escolas que são irmãs, que caminharam e caminham juntas há muitos anos. O que a gente vai fazer é uma grande confraternização.

Segundo os dois diretores de carnaval, o anúncio dos ensaios conjuntos foi recebido com muita empolgação pela comunidade das escolas.

— A expectativa é de união e satisfação. O mundo está precisando disso por causa da pandemia. Acho que vai ser uma confraternização muito maneira. Uma coisa que a gente tem como pilar aqui é cuidar do nosso povo de Nilópolis — diz Dudu Azevedo.

Depois de um ano sem carnaval, a troca entre as escolas tem como objetivo fortalecer o pré-carnaval de 2022.

— Longe de qualquer rivalidade, é o momento de congregar. De se abraçar e mostrar a força do carnaval, que já foi por tanto tempo atacado, por tanto tempo visto com nariz torto por algumas áreas da sociedade. Então a gente tem que ocupar nosso espaço e celebrar com a nossa gente — afirma Thiago Monteiro.

As escolas costumam fazer “ensaios visita”, em que uma é convidada para tocar na quadra de outra. Desta vez, porém, os ensaios serão nas ruas das cidades. No dia 12, em Nilópolis, a Grande Rio abre o ensaio e a Beija-Flor, que é a anfitriã, ensaia em seguida. No dia 19, a dinâmica é a mesma. A convidada Beija-Flor abre o ensaio para a Grande Rio, em Duque de Caxias.

Os ensaios serão abertos e os horários ainda não foram divulgados. Segundo os organizadores, haverá estrutura com grades nas ruas e banheiros químicos que estão sendo negociados com as respectivas prefeituras.

Para o carnaval de 2022, a Beija-Flor vai levar para a Sapucaí o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor", que fala sobre a contribuição intelectual de negros para a construção do Brasil. Já a Grande Rio vai levar para a avenida do samba o enredo “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu” sobre a entidade de religiões de matriz africana, com samba de Arlindinho Cruz, Gustavo Clarão, Júnior Fragga, Cláudio Mattos, Thiago Meiners e Igor Leal.

Via: Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário