quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Polícia faz apreensão grande material de entorpecente em bairro de Nilópolis


NILÓPÓLIS - Agente do Batalhão de Mesquita, (20º BPM), realizaram grande apreensão de material entorpecente na Rua General Olímpio da Fonseca, no Bairro Nova Cidade, em Nilópolis. 

Ao todo foram apreendidos 464 pedras de crack, 427 pinos de cocaína e 266 tabletes de maconha. O material foi encaminhado à Delegacia de Nilópolis, (57ª DP).

Via: Notícias Nilópolis

Musa da Beija-Flor de Nilópolis, Sávia David conta seus segredos para ter um ano cheio de boas energias


A musa ainda é rainha de bateria da Escola de Samba Vila Maria, de São Paulo

NILÓPOLIS - As viradas de ano são sempre marcadas por expectativas, positividade e desejos por uma nova fase. A digital influencer, rainha de bateria da Escola de Samba Vila Maria, de São Paulo, e musa da Beija-Flor de Nilópolis, Sávia David, já está preparada para o réveillon. Mentalizações fazem parte do seu ritual de virada de ano.

"Faço minhas orações a Deus e ao universo agradecendo pelo ano que passou e visualizo tudo que quero para o próximo ano. Projeto na minha mente tudo que quero, como se já tivesse acontecendo", disse a musa.

Além de todas esses cuidados, para Sávia o mais importante é estar neste momento com a família 
Foto de Divulgação

A cor e peças novas também não faltam na festa de final de ano.

"Esse ano vou usar branco. Sempre compro lingeries novas para mim e também peças íntimas novas para meus filhos. Essa tradição trago comigo desde a infância. Minha mãe me ensinou assim e passo a mesma para meus filhos. Neste ano, minha mãe me orientou a usar uma folha de louro. Coisas de mãe, que devemos seguir, porque sempre dá certo", descontrai.

Além de todas esses cuidados, para Sávia o mais importante é estar neste momento com a família.
"Minha família é minha base. Estar na hora da virada do ano com eles, vibrando boas energias, faz toda a diferença. Disso, não abro mão", conclui.

Via: O Dia

Ômicron: Confirmado caso da variante em transmissão comunitária na cidade de Nilópolis


NILÓPOLIS - A Secretaria Municipal de Saúde de Nilópolis confirmou o segundo caso de variante Ômicron no estado do Rio. A cidade está entre os nove municípios onde a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que havia casos suspeitos.

A paciente que teve o diagnóstico confirmado para a nova cepa do coronavírus é uma mulher de 61 anos. Segundo a prefeitura de Nilópolis, ela teve sintomas este mês e foi monitorada por 15 dias, e não transmite mais a doença. A Secretaria Municipal de Saúde afirma ainda que todas as pessoas que tiveram contato com a paciente foram monitoradas e testaram negativo. A paciente, que é moradora de Nilópolis, não tem histórico de viagem do exterior. Segundo a prefeitura de Nilópolis, caso indica transmissão comunitária.

O primeiro caso confirmado da variante Ômicron no estado do Rio de Janeiro foi em uma paciente de 27 anos, residente dos Estados Unidos, que chegou ao Brasil há duas semanas e buscou atendimento em uma unidade de saúde da capital. A prefeitura do Rio disse que era um caso isolado, sem transmissão comunitária.

Via: Jornal Extra


terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Nilópolis oferece a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para imunossuprimidos


Os moradores devem procurar um dos cinco pontos de imunização

NILÓPOLIS - Nesta quarta-feira, dia 29 de dezembro, a Prefeitura de Nilópolis começa a imunizar com quarta dose pessoas imunossuprimidas que tomaram a terceira dose num intervalo de quatro meses ou mais. A Secretaria Municipal de Saúde salienta que todos os cuidados são imprescindíveis neste momento, quando a variante ômicron da Covid-19 foi detectada em uma moradora da cidade.

Esta semana a vacinação irá até quinta-feira, 30 de dezembro. O município de Nilópolis está imunizando pessoas acima de 18 anos com a primeira, segunda e terceira dose da vacina contra a Covid-19. No caso da dose de reforço, o morador deve ter tomado a segunda dose há três meses ou mais.

Antecipação da Pfizer e da AstraZeneca

Foi antecipada a segunda dose da Pfizer para pessoas acima de 12 anos com intervalo de 21 dias e a de AstraZeneca para oito semanas após a primeira dose.
Intercambialidade de vacinas

A Secretaria de Saúde adotou e continua com a intercambialidade de vacinas para pessoas com 18 anos ou mais: quem tomou as duas primeiras doses de AstraZeneca, agora vai receber o imunizante CoronaVac. E vice-versa. As pessoas que receberam a Pfizer, agora vão tomar AstraZeneca ou CoronaVac.

Prossegue ainda a imunização com a primeira dose da Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se vacinaram. É necessário levar documento de identidade com foto e cartão do SUS. O atendimento nos pontos de vacinação será das 9h às 16h.

Pontos de vacinação:

De segunda a quinta-feira (27/12 - 30/12) - 9h às 16h
Posto Central, Paiol, Cabral, Novo Horizonte
Posto de vacinação volante do calçadão da Mirandela - 9h às 15h

Endereço dos locais de vacinação: 

Posto Central
Rua João Pessoa 1530 Centro. Tel.: 2691-2257

Posto Novo Horizonte
Rua Dr. Mario Valadares, sem número, Novo Horizonte

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves s/n Cabral

Posto de Saúde Dr. Dorvil Lacerda
José Couto Guimarães 1299, Paiol

Posto de vacinação volante do calçadão da Mirandela - próximo à cabine da Guarda Municipal

Via: PMN

Nilópolis realiza encontro com Núcleo de Atendimento a Vitimas de Intolerância Religiosa


O evento teve o objetivo de desenvolver ações de cooperação entre os organismos do poder público e abertura de conversações para futura instalação de um Núcleo do Navir

NILÓPOLIS - Nesta semana iniciou, em Nilópolis, o processo de intenções entre a Gestão Municipal Nilopolitana e o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (Navir), com o objetivo de desenvolver ações de cooperação entre os organismos do poder público e abertura de conversações para futura instalação de um Núcleo do Navir.

O Navir é composto por um corpo técnico de funcionários do governo Estadual, que realizam atendimento às vítimas de casos de intolerância religiosa, promovendo assessoria jurídica e acompanhamento psicológico às vítimas.

Durante o encontro, foi apresentada a ocorrência de casos de intolerância religiosa, os quais tem sido acompanhados pelo Núcleo de Nova Iguaçu. Com a ação, será dada continuidade no processo de diálogo entre os organismos públicos, visando o aprofundamento dessa relação e a possibilidade da constituição de um núcleo na cidade para atendimento de casos de intolerância religiosa.

Via: O Dia

Confirmação de matrículas da Educação e Cultura de Nilópolis inicia no dia 04 de janeiro


É de extrema importância comparecer à unidade escolar na qual o candidato foi classificado para efetivar a matrícula. Caso não se confirme, o aluno perderá a vaga

NILÓPOLIS - O ano letivo está próximo de iniciar e o processo de confirmação da matrícula na Educação, de Nilópolis, começa no dia 4 de janeiro e irá até o dia 14 de Janeiro. É de extrema importância comparecer à unidade escolar na qual o candidato foi classificado para efetivar a matrícula. Caso não se confirme, o aluno perderá a vaga.

No link: https://bit.ly/consulta_matrículas_educação, é possível conferir qual unidade o candidato se classificou, basta inserir o CPF. As escolas municipais estarão abertas das 8h às 15h a partir do dia 4 de janeiro.

É necessário levar o CPF do candidato, se possuir; nome dos pais ou responsáveis; data de nascimento; CPF do responsável legal; endereço eletrônico (obrigatório); telefone fixo ou móvel (obrigatório); rede escolar de origem (se já estudou antes); seleção de até duas opções de unidades escolares que desejariam matricular o candidato, por ordem de preferência; e comprovante de residência no município do responsável legal.

Cultura

A confirmação para as turmas de música, dança, teatro e artes plásticas oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura também será do dia 4 ao dia 14 de janeiro. Confira acessando o link: https://bit.ly/consulta_matrículas_cultura

Via: O Dia

Nilópolis tem o primeiro caso da variante Ômicron confirmado


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente teve sintomas leves, foi monitorada e isolada por 15 dias, repetiu o exame, e após esse período, foi negativada

NILÓPOLIS - A Secretaria de Saúde de Nilópolis, confirmou neste domingo (26 de Dezembro), o primeiro caso detectado da variante Ômicron, da Covid-19, no município. Uma paciente de 61 anos, que apresentou sintomas nesse mês de dezembro, testou positivo para a nova variante. Ela foi acompanhada por 15 dias por profissionais da secretaria e já está negativada.

Todas as pessoas que tiveram contato com a paciente também foram investigadas e monitoradas. Todos tiveram resultados negativos.

A Secretaria de Saúde de Nilópolis reforçou a importância dos nilopolitanos de continuarem evitando aglomerações, usando máscaras e se vacinando com as duas doses, além da dose de reforço.

Via: O Dia

Nesta semana, Nilópolis vacinação contra a gripe até quinta-feira (30)


A Secretaria Municipal de Saúde de Nilópolis prossegue com a vacinação contra a gripe de segunda, 27 de dezembro, até quinta-feira, 30 de dezembro, sempre das 9h às 16h. Os postos de saúde do Cabral e de Cabuís estarão imunizando contra a gripe os grupos prioritários: idosos com 65 anos ou mais, crianças de zero a 5 anos, gestantes e puérperas.

Endereço dos Postos

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves, sem número, Cabral
Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís
Rua General Mena Barreto, sem número, Cabuís

Nilópolis continua com a vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos


A Secretaria Municipal de Saúde oferece a primeira, segunda e terceira dose

NILÓPOLIS -  A Secretaria de Saúde de Nilópolis prossegue até a próxima quinta-feira (30 de Dezembro) com a vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos. Estarão disponíveis para imunização, a primeira, segunda e terceira dose. No caso da dose de reforço, o morador deve ter tomado a segunda dose há três meses ou mais.

Antecipação da Pfizer e da AstraZeneca

Foi antecipada a segunda dose da Pfizer para pessoas acima de 12 anos com intervalo de 21 dias e a de AstraZeneca para oito semanas após a primeira dose.

Intercâmbio de vacinas

A Secretaria de Saúde adotou e continua com a intercambialidade de vacinas para pessoas com 18 anos ou mais: quem tomou as duas primeiras doses de AstraZeneca, agora vai receber o imunizante CoronaVac. E vice-versa. As pessoas que receberam a Pfizer, agora vão tomar AstraZeneca ou CoronaVac.

Prossegue ainda a imunização com a primeira dose da Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se vacinaram. É necessário levar documento de identidade com foto e cartão do SUS. O atendimento nos pontos de vacinação será das 9h às 16h.

Pontos de vacinação:

De segunda a quinta-feira (27/12 - 30/12) - 9h às 16h
Posto Central, Paiol, Cabral, Novo Horizonte
Posto de vacinação volante do calçadão da Mirandela - 9h às 15h

Endereço dos locais de vacinação: 

Posto Central
Rua João Pessoa 1530 Centro. Tel.: 2691-2257

Posto Novo Horizonte
Rua Dr. Mario Valadares, sem número, Novo Horizonte

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves s/n Cabral

Posto de Saúde Dr. Dorvil Lacerda
José Couto Guimarães 1299, Paiol

Posto de vacinação volante do calçadão da Mirandela - Próximo à cabine da Guarda Municipal

Via: O Dia

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Nilópolis continua a vacinar contra a Covid-19 pessoas acima de 18 anos


A Secretaria de Saúde oferece a primeira, segunda e terceira dose esta semana a vacinação irá até quinta-feira, 30 de dezembro. O município de Nilópolis está imunizando pessoas acima de 18 anos com a primeira, segunda e terceira dose da vacina contra a Covid-19. No caso da dose de reforço, o morador deve ter tomado a segunda dose há três meses ou mais.

Antecipação da Pfizer e da AstraZeneca

Foi antecipada a segunda dose da Pfizer para pessoas acima de 12 anos com intervalo de 21 dias e a de AstraZeneca para oito semanas após a primeira dose.

Intercambialidade de vacinas

A Secretaria de Saúde adotou e continua com a intercambialidade de vacinas para pessoas com 18 anos ou mais: quem tomou as duas primeiras doses de AstraZeneca, agora vai receber o imunizante CoronaVac. E vice-versa. As pessoas que receberam a Pfizer, agora vão tomar AstraZeneca ou CoronaVac.

Prossegue ainda a imunização com a primeira dose da Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se vacinaram. É necessário levar documento de identidade com foto e cartão do SUS. O atendimento nos pontos de vacinação será das 9h às 16h.

Pontos de vacinação:

De segunda a quinta-feira (27/12 - 30/12) - 9h às 16h
Posto Central, Paiol, Cabral, Novo Horizonte
Posto de vacinação volante do calçadão da Mirandela - 9h às 15h

Endereço dos locais de vacinação

Posto Central
Rua João Pessoa 1530 Centro. Tel.: 2691-2257

Posto Novo Horizonte
Rua Dr. Mario Valadares, sem número, Novo Horizonte

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves s/n Cabral

Posto de Saúde Dr. Dorvil Lacerda
José Couto Guimarães 1299, Paiol

Posto de vacinação volante do calçadão da Mirandela - próximo à cabine da Guarda Municipal

Preso homem acusado de matar Léo Mídia em Nilópolis; polícia diz que ele confessou o crime


Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prenderam, nesta sexta-feira (24/12), um homem acusado de ter matado Hugo Leonardo Ribeiro de Oliveira. Ele foi capturado no bairro da Posse, em Nova Iguaçu, em cumprindo a um mandado de prisão temporária por crime de homicídio, com base nas investigações da unidade policial.

Durante as investigações, as equipes localizaram uma residência a 200 metros da casa da vítima, onde residia o ex-companheiro do suspeito. Nas imagens de câmeras de segurança, o autor aparece entrando na rua e retornando cerca de 10 minutos depois.

As investigações mostraram que o acusado esteve no imóvel, saiu e retornou sangrando naquela madrugada. O material genético foi arrecadado pela perícia para confronto com o DNA encontrado na casa da vítima.

Em depoimento, o ex-companheiro do autor informou que tinham rompido o relacionamento, mas ele teria passado a noite no local. O homem disse que acordou na madrugada e viu o acusado tomando banho. Ele disse, ainda, ter visto sangue que, segundo o autor em depoimento, foi causado por um ferimento na porta.

Embora não tenha apresentado mudança de comportamento, o autor pediu ao ex-companheiro que pintasse seu cabelo de preto (estava loiro), pegou roupas e foi embora.

Após ser detido, ele confessou o crime e alegou ter mantido relações sexuais com a vítima que lhe prometia vantagem financeira, mas nunca havia lhe dado nada, apesar de não ter acordado um valor específico para as relações.

O acusado contou que teria ligado para a vítima poucos minutos antes e, por isso, o portão estava aberto. Na residência, houve luta corporal, momento em que matou a vítima com uma faca que levou para o local. Ele também subtraiu o telefone celular e a quantia de R$ 1 mil.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Prefeitura do Rio sela parceria com Nilópolis e leva Táxi.Rio para a Baixada Fluminense


Acordo de Cooperação Técnica com o Prefeitura de Nilópolis, para disponibilizar a plataforma na cidade foi assinado nesta terça-feira (21)

NILÓPOLIS / RIO - O aplicativo de corridas de táxi desenvolvido pela Prefeitura do Rio, o Táxi.Rio Cidades, chegou à Baixada Fluminense. O Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio, Pedro Paulo, assinou nesta terça-feira (21 de Dezembro), um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Nilópolis, para disponibilizar a plataforma na cidade.

Nilópolis não é a única cidade interessada no aplicativo carioca, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio, a IplanRio. Outros 3 municípios também assinaram convênio com o Rio: Miguel Pereira (RJ), Volta Redonda (RJ) e Maceió (AL). Além destas, 24 cidades demonstraram interesse na plataforma, entre elas Salvador, capital da Bahia, e os municípios fluminenses de Niterói, São Gonçalo, Volta Redonda, Araruama e Campos dos Goytacazes.

O Táxi.Rio Cidades é uma plataforma digital de intermediação de corridas gerida pela IplanRio e reúne cerca de 32,4 mil taxistas cadastrados. O aplicativo, que pode ser baixado no celular do usuário, permite que o passageiro solicite um táxi com até 40% de desconto e não exige, do motorista, nenhum tipo de pagamento pelo uso do serviço.

A ferramenta foi lançada em 2017 com o objetivo de reduzir custos associados ao transporte de servidores públicos e funcionar como uma alternativa ao aluguel de veículos e contratação de serviços de cooperativas de táxis por parte do poder público. Hoje, o aplicativo conta com aproximadamente 110 mil passageiros cadastrados e contabiliza uma média de 450 mil corridas por mês.

Via: O Dia

Ministério impede transferências de repasses para Nilópolis por descumprimento de gastos com saúde


Ministério da Economia atendeu Ofício do Tribunal de Contas do Estado (RJ)

NILÓPOLIS - O Ministério da Economia, em atenção ao Ofício PRS/SSE/CGC 33544/2021, de 14 de outubro de 2021, expedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro TCE/RJ, informou nesta terça-feira (21 de Dezembro), que o município de Nilópolis, está impedido de receber transferências voluntárias por meio de convênios ou contratos de repasses, em função do descumprimento do limite mínimo de gastos com a saúde, estabelecido no artigo 7º da Lei Complementar Federal n.º 141/12, de acordo com o voto proferido nos autos do TCE/RJ 209.333-2/2021.

O Ministério destacou ainda que o que o restabelecimento das condições de recebimento de transferências voluntárias para o município depende de determinação expressa do TCE/RJ, comunicando que a irregularidade cessou e que a cidade está novamente apta a receber recursos de transferências voluntárias por meio de convênios ou contratos de repasse.

Via: O Dia

Polícia prende elemento com drogas em Nilópolis


Ação aconteceu na rua João Evangelista de Carvalho, no bairro Cabral

NILÓPOLIS - Policiais militares do 20º BPM (Mesquita) prenderam nesta quarta-feira (22 de Dezembro), um traficante de drogas, após uma perseguição na rua João Evangelista de Carvalho, no bairro Cabral, em Nilópolis. Com o criminoso foi apreendido farta quantidade de drogas.

Via: O Dia

Nilópolis vacina com terceira dose contra a Covid-19 pessoas acima de 18 anos


Os interessados devem procurar um dos quatro postos de saúde para garantir a dose de reforço caso tenha tomado a segunda dose há três meses ou mais

NILÓPOLIS - A Prefeitura de Nilópolis vacina até a próxima quinta-feira (23 de Dezembro) com a terceira dose contra Covid-19, pessoas acima de 18 anos. Os interessados devem procurar um dos quatro postos de saúde para garantir a dose de reforço caso tenha tomado a segunda dose há três meses ou mais.

Antecipação da Pfizer e da AstraZeneca

Foi antecipada a segunda dose da Pfizer para pessoas acima de 12 anos com intervalo de 21 dias e a de AstraZeneca para oito semanas após a primeira dose.

Intercambialidade de vacinas

A Secretaria de Saúde adotou e continua com a intercambialidade de vacinas para pessoas com 18 anos ou mais: quem tomou as duas primeiras doses de AstraZeneca, agora vai receber o imunizante CoronaVac. E vice-versa. As pessoas que receberam a Pfizer, agora vão tomar AstraZeneca ou CoronaVac.

Prossegue ainda a imunização com a primeira dose da Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se vacinaram. É necessário levar documento de identidade com foto e cartão do SUS. O atendimento nos pontos de vacinação será das 9h às 16h.

Pontos de vacinação:

De segunda a quinta-feira (20/12 - 23/12) - 9h às 16h
Posto Central, Paiol, Cabral, Novo Horizonte
De segunda a quinta-feira (20/12 - 23/12) - 9h às 15h
Posto Volante no Calçadão de Nilópolis próximo à cabine da Guarda Municipal.

Segunda a Sexta-Feira (20/12 - 23/12) - Terceira dose para pessoas com 18 anos ou mais, profissionais de saúde com 18 anos ou mais, para imunossuprimidos, para idosos acamados; antecipação da segunda dose da Pfizer para maiores de 12 anos, antecipação da segunda dose para quem tomou AstraZeneca, primeira dose para pessoas maiores de 18 anos.

Endereço dos locais de vacinação: 

Posto Central
Rua João Pessoa 1530 Centro. Tel.: 2691-2257

Posto Novo Horizonte
Rua Dr. Mario Valadares, sem número, Novo Horizonte

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves s/n Cabral

Posto de Saúde Dr. Dorvil Lacerda
José Couto Guimarães 1299, Paiol

Via: O Dia

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Prefeito de Nilópolis e vice são condenados pelo TRE a pagar multa de R$ 10 mil por conduta vedada


Seguindo parecer do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), condenou o prefeito e a vice-prefeita de Nilópolis, na Baixada Fluminense, ao pagamento de multa de R$ 10 mil por conduta vedada nas eleições de 2020. Abraãozinho e Flávia Duarte (ambos do PL) se beneficiaram da prefeitura do município, à época chefiada pelo tio do atual prefeito, Farid Abraão David, para promover sua campanha ao Executivo municipal. A coligação "Verdadeiro Amor por Nilópolis" também foi condenada.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, Farid Abraão David, então prefeito de Nilópolis, e já falecido, próximo ao período eleitoral, ofereceu benefícios aos moradores do município, como orientação jurídica gratuita, castração móvel de animais, isenções para segunda via de documentos pessoais, entre outros, com o claro intuito de favorecer a candidatura de seu sobrinho Abraãozinho, eleito prefeito em 2020. O evento chamado "Prefeito no seu Bairro" ocorreu em praça pública e foi transmitido ao vivo pela plataforma do Facebook.

Tais programas sociais, no entanto, estavam em desacordo com a legislação eleitoral, já que não estavam amparados por política pública específica, prevista em lei e com execução desde o ano anterior ao pleito eleitoral. Essas são condições impostas pela lei, que veda aos agentes públicos, em ano eleitoral, a distribuição gratuita de benefícios, exceto nos casos de calamidade pública ou previsão orçamentária anterior, com vistas a coibir o uso de programas sociais para captação de votos.

A representação por conduta vedada havia sido declarada improcedente pela 201ª Zona Eleitoral

(Nilópolis/RJ), mas a decisão foi revertida pelo TRE/RJ, após recurso do MP Eleitoral. No parecer que endossou o recurso, o MP Eleitoral destacou que a realização ruidosa de eventos de caráter assistencial em período vedado tem o poder de desequilibrar as eleições, conforme sustentação oral feita pela procuradora regional Eleitoral Neide Cardoso de Oliveira.

“Quando o agente público benfeitor tem um notório candidato a sua sucessão (e mais notório do que no caso em tela é impossível de se pensar), não há como negar que a conduta merece ser sancionada. A responsabilidade decorre da inegável vantagem que o candidato aufere com a prática ilícita”, argumentou a procuradora.

Via O Dia

Vídeo mostra suspeito de matar integrante de comissão da Beija-Flor saindo do prédio em Nilópolis


Um vídeo gravado por câmera de segurança mostra um suspeito de esfaquear Hugo Leonardo Ribeiro de Oliveira, mais conhecido como Léo Mídia, deixando o prédio onde o crime ocorreu. O integrante da comissão de carnaval da Beija-Flor foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (22).

As imagens mostram um homem, de jaqueta e boné, saindo da porta do edifício e andando pela Estrada Doutor Manuel Reis, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, por volta das 2h50 desta quarta-feira.

No início da tarde desta quarta, o suspeito foi levado para a delegacia.

Ele já é procurado por agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, que investiga o caso.

Segundo a Polícia Civil, a DHBF foi acionada e investiga o caso como, a princípio, um homicídio, com sinais de luta corporal dentro da residência de Hugo Leonardo.

A perícia foi realizada no local e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense. Imagens de câmeras de segurança estão sendo coletadas para análise. Os agentes estão ouvindo familiares e amigos da vítima.


Via G1

Integrante de comissão da Beija-Flor é morto a facadas em Nilópolis


O integrante da comissão de Carnaval da Beija-Flor, Hugo Leonardo, mais conhecido como Léo Mídia, foi encontrado morto em casa na manhã desta quarta-feira (22 de dezembro).

De acordo com as primeiras informações, Léo teria sido morto a facadas na Estrada Doutor Manuel Reis, em Nilópolis, na Baixada Fluminense.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Casa da Luta Nilopolitana abre turma de MMA mista


Mulheres e homens dividem o tatame nas aulas

NILÓPOLIS - Na Casa da Luta de Nilópolis, mulher tem vez e divide o tatame em igualdade de condições com os homens quando o assunto é o Mix Marcial Arts (MMA), as lutas que envolvem as artes marciais mistas (AMM), no inglês o MMA. Cinco delas estavam no tatame na terça-feira, 14 de dezembro, participando das aulas dos professores Edson Santos, o Foice, Carlos Santos, e Diego Sales, junto com 15 homens.

O MMA é uma modalidade esportiva de combate que inclui tantos golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão. Nenhuma das adolescentes e jovens praticava o gênero antes. “Começamos aqui há um mês. Eu vim fazer a inscrição na Escola de Balé, no CIEP Professora Stella de Queiroz, e me matriculei aqui também”, contou Isabelle Costa, 16 anos.
“A gente vai para bater, não tem essa de ter medo. Deixamos a feminilidade em casa”, garantiu Kaylane Sótenes, 16 anos, sob o olhar de consentimento de Yorrani de França, 16 anos. Caçulinha do grupo, Marcelle Batista, de 14 anos, pratica quatro modalidades esportivas, além do MMA. “Eu moro aqui perto e vi a construção da Casa da Luta. Quando ficou pronta, vim ver como era e me inscrevi”, recordou.

A família de Alexane Moreira, 31 anos, tem uma história de três gerações nas lutas. A mãe praticava esportes marciais, a técnica de enfermagem faz jiu jitsu e judô fora da Casa da Luta e agora se integrou à equipe que pratica MMA. A filha Ana Clara, de 6 anos, treina jiu jitsu no local. “Minha filha estuda aqui perto e começou no jiu jitsu”, contou Alexane, cujo primo é faixa preta de Karatê.

Professores

Os alunos têm, entre os professores, o ex-atleta Carlos Santos, que já venceu mais de 30 lutas no Brasil, Estados Unidos, Japão e Rússia. Morador de Anchieta, ele já competiu nas modalidades jiu jitsu, muay thai, luta livre e MMA. Diego Salles foi aluno de Carlos Santos e tornou-se também mestre dos praticantes do MMA na Casa da Luta. Ele já competiu no MMA, box e jiu jitsu.


O coordenador da Casa da Luta, mestre Gessé Cintra, Juan Poti e Edson Santos, o Foice, são os outros instrutores. Nilopolitano, Foice contou que a turma de MMA tem 30 alunos. “A maioria já praticava a modalidade, já têm noção”, afirmou Foice, 4º dan de jiu jitsu que começou a estudar com Cintra e conquistou o campeonato brasileiro máster da categoria em 2011 e vice-campeão mundial em 2008. Ele competia como peso médio.

Alunos que são promessas


Pablo Roque, 25 anos, estudou em várias academias, mas sem obter resultados no octógono. Após conhecer e participar da Casa da Luta, já ganhou a primeira luta. “Venci no FDB Fight e aqui tenho uma oportunidade de ouro de competir e me aprimorar”, afirmou Roque, que trabalha como segurança em grandes eventos.

Dois nilopolitanos são promessas. nilopolitano Danrley Pereira, 16 anos, lutava karatê na Vila Olímpica da cidade desde os 4 anos. “Sempre sonhei com isso desde pequeno”, contou ele, cujo pai lutava box tailandês. Ele mudou o horário de estudo no 2o ano no Colégio Estadual Aydano de Almeida para praticar manhã e tarde.

Patrick Pereira, 20 anos, trabalha na loja do pai, que vende produtos de limpeza, mas quer mesmo é competir. “Quero treinar muito e apresentar bom resultados” sonha Patrick. Os dez anos lutando Karatê agora incluem judô e outras artes marciais.

Via: PMN

Sai resultado das provas para IFRJ destinadas aos alunos da rede municipal


NILÓPOLIS - Saiu, nesta segunda-feira (20 de Dezembro), o resultado das provas para as vagas remanescentes dos cursos Controle Ambiental e Química oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) para os alunos que concluíram o 9º ano na rede municipal de Nilópolis em 2020.

A prova tornou-se possível graças a um adendo ao acordo de Cooperação Técnica 27/2021, firmado entre a Prefeitura de Nilópolis e o IFRJ. Um plano de trabalho foi criado e viabilizou a oferta das vagas remanescentes, quando houver, do concurso público organizado pelo próprio IFRJ para o ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio: Controle Ambiental, Química e Manutenção e Suporte em Informática.

O acordo visa atender as políticas de valorização e inclusão de pessoas com deficiência, classes populares, relações étnico-raciais, relações de gênero, trabalhadores rurais e grupos de vulnerabilidade social, visando a capacitação, o aperfeiçoamento e a ampliação da escolaridade dos profissionais ou interessados. Esse plano de trabalho refere-se apenas ao processo seletivo para o segundo semestre de 2021.

Veja o resultado nos links https://bit.ly/resultado_proeja

Nilópolis vacina com terceira dose pessoas acima de 18 anos


NILÓPOLIS - Nesta semana a vacinação irá até quinta-feira, 23 de dezembro. O município de Nilópolis já está vacinando com a terceira dose da vacina contra Covid-19 pessoas acima de 18 anos, basta procurar um dos quatro postos de saúde para garantir a dose de reforço caso tenha tomado a segunda dose há três meses ou mais.

Antecipação da Pfizer e da AstraZeneca

Foi antecipada a segunda dose da Pfizer para pessoas acima de 12 anos com intervalo de 21 dias e a de AstraZeneca para oito semanas após a primeira dose.

Intercambialidade de vacinas

A Secretaria de Saúde adotou e continua com a intercambialidade de vacinas para pessoas com 18 anos ou mais: quem tomou as duas primeiras doses de AstraZeneca, agora vai receber o imunizante CoronaVac. E vice-versa. As pessoas que receberam a Pfizer, agora vão tomar AstraZeneca ou CoronaVac.

Prossegue ainda a imunização com a primeira dose da Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais que ainda não se vacinaram. É necessário levar documento de identidade com foto e cartão do SUS. O atendimento nos pontos de vacinação será das 9h às 16h.

Pontos de vacinação:

De segunda a quinta-feira (20/12 - 23/12) -
9h às 16h
Posto Central, Paiol, Cabral, Novo Horizonte

De segunda a quinta-feira (20/12 - 23/12) - 9h às 15h
Posto Volante no Calçadão de Nilópolis próximo à cabine da Guarda Municipal.

Segunda a Sexta-Feira (20/12 - 23/12) - Terceira dose para pessoas com 18 anos ou mais, profissionais de saúde com 18 anos ou mais, para imunossuprimidos, para idosos acamados; antecipação da segunda dose da Pfizer para maiores de 12 anos, antecipação da segunda dose para quem tomou AstraZeneca, primeira dose para pessoas maiores de 18 anos.

Endereço dos locais de vacinação: 

Posto Central

Rua João Pessoa 1530 Centro. Tel.: 2691-2257

Posto Novo Horizonte
Rua Dr. Mario Valadares, sem número, Novo Horizonte

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves s/n Cabral

Posto de Saúde Dr. Dorvil Lacerda
José Couto Guimarães 1299, Paiol

Via: PMN

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Parceria entre Prefeitura de Nilópolis e IFRJ oferta vagas para alunos do EJA


Os interessados poderão concorrer às vagas remanescentes no IFRJ Nilópolis

NILÓPOLIS - Em convênio assinado com a Prefeitura de Nilópolis, o campus Nilópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) disponibilizou 20 vagas para o curso de Manutenção e Suporte em Informática para os alunos da Rede Municipal de Ensino que concluíram a 9ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) até o 1° semestre de 2021 e possuam, no mínimo, 18 anos completos.

O processo seletivo será feito por sorteio, realizado no dia 20 de dezembro, às 12h, no CIEP 136 Stella de Queiroz, localizado no bairro do Frigorífico. Para concorrer às vagas, os interessados deverão se inscrever no link até às 11h do mesmo dia. https://forms.gle/K4atJQNfKbtkPis8A

O resultado será transmitido pelo Facebook da Secretaria Municipal de Educação de Nilópolis (https://www.facebook.com/semednilopolis/), e a relação nominal dos aprovados será disponibilizada no Diário Oficial Online a partir das 19h do dia 20.

Os candidatos que forem convocados deverão efetuar a matrícula na sede do IFRJ, na Rua Lúcio Tavares 1045, Centro – Nilópolis, a partir das 8h no dia 21 de dezembro de 2021, portando RG, CPF, Certidão de Nascimento, Comprovante de residência, Declaração ou Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental, Título de Eleitor, e Certificado de reservista no caso de aluno do sexo masculino, todos originais e cópias, além de duas fotos 3×4 ou 2×2 recente, de frente e sem carimbo, e cópia do RG e CPF dos responsáveis legais.

Via: PMN

Detran de Nilópolis fará mutirão neste sábado (18)


No posto do Centro, poderão ser feitos serviços de habilitação, veiculares e emissão de carteiras de identidade e da SEAP

NILÓPOLIS - O Detran-RJ realiza neste sábado (18 de Dezembro), mais um mutirão de serviços. Será o 49º oferecido pelo departamento. No posto de Nilópolis, no Centro, haverá vagas para os serviços de habilitação, veículos e identificação civil e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Para evitar aglomerações, há necessidade de agendamento prévio.

Para evitar aglomerações, há necessidade de agendamento prévio, que deverá ser feito pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042, das 6h às 21h. As vagas começaram a ser disponibilizadas nesta quarta-feira (15/12).

“Com os mutirões aos sábados, estamos reduzindo a demanda represada em função da pandemia, além de dar mais possibilidades aos usuários, já que muitas pessoas não têm tempo livre durante a semana”, ressalta o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

Estarão sendo disponibilizados os seguintes serviços de habilitação: primeira habilitação, segunda via, renovação de CNH, mudança ou adição de categoria, alteração de dados ou troca da permissão para dirigir (PPD) para a carteira definitiva. O atendimento será das 10h às 14h.

Haverá ainda os serviços veiculares: primeira licença, troca de placa, transferência de propriedade, 2ª via de CRV, alteração de características, entre outros. O atendimento será das 8h às 17h.

Já para os serviços de carteira de identidade, e solicitação das carteiras da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), o atendimento será o das 8h às 14h.

O Detran-RJ reforça que é preciso respeitar o horário agendado, sem antecipação ou atrasos, para que não ocorram filas e aglomerações.

O posto do Detran-RJ, em Nilópolis, fica localizado Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1508, no Centro.

Via: O Dia

Moradores de Nilópolis esperam a reforma da praça histórica e do seu entorno


NILÓPOLIS - Considerada um ponto histórico de Nilópolis, a Praça Prefeito Miguel Abrão, na altura da Avenida Carmela Dutra, no Centro, tem sido alvo de muitas reclamações dos moradores nilopolitanos, solicitando junto ao Governo Municipal, uma reforça no local e no entorno. Recentemente, o vereador Leandro Hungria (Solidariedade) apresentou na Câmara Municipal a Indicação Legislativa Nº 848/2021, solicitando ao Poder Executivo que se faça a reforma geral com a revitalização completa da Praça.

“Nos registros históricos podemos constatar que o início do progresso de Nilópolis esteve relacionado a esta praça, que no passado era chamada de Paulo de Frontin e não raros eram os momentos em que a população acompanhou importantes acontecimentos. Sabemos que o Brasil não vive um momento financeiro bom, mas creio ser possível fazer um esforço para devolver a praça aos nilopolitanos, uma praça que nosso povo possa desfrutar de horas de descanso e lazer ou simplesmente ser um espaço agradável enquanto se aguarda por um amigo, familiar ou até mesmo a sua condução”, disse o parlamentar, estendendo o pedido também a melhoria do trânsito e da mobilidade urbana da área, inclusive reabrindo o trânsito de veículos em todo o seu entorno.

Via: O Dia

Ruas em Nilópolis ficam alagadas após fortes chuvas nesta quinta (16)


O forte temporal de quase uma hora foi o suficiente para trazer transtornos em vários pontos do município

NILÓPOLIS - Muitas ruas de Nilópolis ficaram alagadas, após o forte temporal que caiu na Baixada Fluminense, no final da tarde desta quinta-feira (16 de Dezembro). As fortes chuvas de quase uma hora foi o suficiente para trazer transtornos em vários pontos do município. 

Moradores registraram nas redes sociais várias vias completamente alagadas 
Foto de Reprodução / Redes Sociais

Moradores registraram nas redes sociais várias vias completamente alagadas, entre elas: Rua França Leite e Avenida Mirandela, no Centro; Getúlio de Moura, na altura do túnel de Olinda. A Estação de Trem com muitas goteiras também foi um grande problema para os nilopolitanos que retornavam para suas residências.

Qualquer emergência, os nilopolitanos podem ligar para o número da Defesa Civil 199.

Via: O Dia

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Anvisa autoriza vacina contra Covid da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos


Ainda não há previsão de quando a imunização para esse público vai começar. Doses são diferentes da aplicada a quem tem 12 anos ou mais e o Brasil ainda não tem essa versão.

SAÚDE - A área técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quinta-feira (16 de Dezembro) a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Ainda não há previsão de quando a imunização vai começar, pois a dosagem para esse público será menor do que a utilizada por maiores de 12 anos e o Brasil ainda não tem essas doses ajustadas.

A mesma autorização de uso já foi concedida pelo FDA e pela EMA (agências regulatórias de saúde dos Estados Unidos e União Europeia), além de países como Costa Rica, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Honduras, Panamá, Peru e Uruguai.

A Anvisa reforça que a aprovação dada nesta quinta permite que a vacina já seja usada no país para a faixa de 5 a 11 anos. "A chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil".

O g1 entrou em contato com o Ministério da Saúde sobre a previsão do início da vacinação desse público, mas não havia obtido respostas até a última atualização da reportagem.

Em outubro, a Pfizer disse que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos (leia mais abaixo).

A Anvisa alerta que a autorização é baseada nos dados disponíveis até o momento e os resultados são avaliados a todo momento. Veja as orientações da agência:
  • A dose para as crianças entre 5 e 11 anos de idade é 1/3 da formulação já aprovada no Brasil.
  • A formulação pediátrica é diferente daquela aprovada anteriormente apresentada para o público com mais de 12 anos – portanto, não pode ser utilizada a formulação de adultos diluída.
  • A criança que completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose deve manter a dose pediátrica.
  • Não há estudos sobre a coadministração com outras vacinas. Segundo a Anvisa, até que saiam mais estudos, é indicado um intervalo de 15 dias entre a vacina da Covid-19 e outros imunizantes do calendário infantil.
Também participaram da avaliação especialistas das sociedades brasileiras de Infectologia (SBI), de Imunologia (SBI), de Pediatria (SBP), de Imunizações (SBIm) e de Pneumologia e Tisiologia.

O infectologista Renato Kfouri, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações e que participou da avaliação da Pfizer junto à Anvisa, lembra que a Covid matou mais crianças do que coqueluche, diarreia, sarampo, gripe e meningite somadas.

“A gente fala que só 0,4% das mortes ocorrem nos menores de 20 anos, mas 0,4% de 600 mil mortes são mais de 2.500 crianças e adolescentes que perderam a vida para a Covid. Em dois anos, esse total de mortes é maior do que todo o calendário infantil. Se somarmos todas as mortes por coqueluche, diarreia, sarampo, gripe, meningite, elas não somam 1.500 por ano. A Covid-19 é uma doença prevenível por vacina que mais mata nossas crianças”, diz.

Ele reforça que existem justificativas sanitárias, epidemiológicas, de saúde pública para incluir crianças no programa de imunizações. “Claro, desde que as vacinas sejam seguras, com o mesmo critério e rigor que licenciamos para os adultos. Cumprindo esses critérios, não há dúvidas que é importante vacinar essa faixa etária”, completa.

A vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde 23 de fevereiro deste ano para pessoas com mais de 16 anos e, para a faixa etária de 12 a 15 anos, desde 11 de junho.

Menino recebe dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em Roma, na Itália, em 15 de dezembro, dia que marcou o início da vacinação de crianças contra a doença na Europa. / Foto: Andrew Medichini/AP

Dosagem menor

O pedido para ampliação do uso da vacina da Pfizer para essa faixa etária havia sido apresentado em 12 de novembro. A farmacêutica informou que a dosagem para essa faixa etária será menor. Além disso, os frascos terão a tampa da cor laranja, para diferenciar das doses já usadas em maiores de 12 anos.

"A redução na dosagem para a faixa de 5 a 11 anos se respaldou nos estudos de Fase 1 e 2, que mostraram que essa dosagem (10 microgramas) foi o suficiente para gerar altos títulos de anticorpos com perfil de segurança bastante favorável para a população pediátrica", informou a Pfizer.

A avaliação levou 21 dias, descontados os 14 dias que a Pfizer utilizou para responder exigências técnicas da Anvisa. O tempo total do processo na agência foi de 35 dias.

Pfizer: diferenças entre as vacinas de adultos e crianças / Foto: Reprodução/Anvisa

90% eficaz na prevenção de infecções

Em outubro, a Pfizer disse que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos.

O estudo acompanhou 2.268 crianças de 5 a 11 anos que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo. Cada dose foi um terço da quantidade administrada a adolescentes e adultos.

Segundo os pesquisadores, 16 crianças que receberam o placebo foram infectadas com Covid-19, em comparação com três que receberam o imunizante.

Via: G1

Casa da Terceira Idade de Nova Cidade realiza festa de fim de ano


Participantes celebraram com amigo oculto e Carimbó

NILÓPOLIS - Encerrando e celebrando o ano de muitas atividades, a Casa da Terceira Idade de Nova Cidade realizou nesta quinta-feira (16 de Dezembro), a confraternização de final de ano. Com decoração natalina, a festa da Casa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal Rafael Nobre e o vereador Leandro Hungria.


A diretora Cláudia Trinta agradeceu a parceria de todo grupo administrador do espaço e também das frequentadoras durante todo o ano. “Meu desejo é que tudo que realizamos esse ano se multiplique no próximo. Estamos com todo gás para que o 2022 seja melhor ainda“, declarou ela.


A tradicional brincadeira de Natal, o ‘amigo oculto’, não poderia ficar de fora. As participantes trocaram chocolates em forma de presente. Um grupo de idosas também apresentou uma coreografia de Carimbó.


As atividades na Casa da Terceira Idade de Nova Cidade ficarão paralisadas no período do dia 17 de dezembro a 3 de janeiro de 2022.

Via: PMN