sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Caminhão da Mamografia chega a Nilópolis no Outubro Rosa


Ele oferece exames de densitometria óssea, ultrassonografia, ecocardiograma e mamografia

NILÓPOLIS - O Caminhão da Mamografia estacionou nesta quinta-feira (14 de Outubro) no Parque de Eventos de Nilópolis, no bairro Frigorífico. Iniciativa da Prefeitura junto ao SUS, oferece às mulheres nilopolitanas exames como mamografia, densitometria, ultrassonografia e ecocardiograma. A equipe prevê o atendimento de 200 pessoas por dia, até o próximo sábado. Todas as pacientes já estão cadastradas pelo Sistema de Regulação e foram contatadas por telefone.


A presença do veículo é para marcar a campanha Outubro Rosa, mundialmente conhecida, que busca a conscientização da população para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero.  O prefeito Abraãozinho salientou a importância do autoexame pelas mulheres e também de, em caso de confirmação de alterações no seio, buscar exames complementares.

A secretária de Saúde, Lenise Monteiro, afirmou que o veículo estava com uma equipe que incluía três médicos para realizar os exames de ultrassonografia, densitometria óssea, ecocardiograma com doppler e mamografia. “A campanha Outubro Rosa é voltada principalmente para as mulheres, mas 1% dos casos de câncer de mama acontecem com homens”, observou, acrescentando que essa média é da Organização Mundial de Saúde.

Prefeito Abraãozinho e a secretária de Saúde, Lenise Monteiro


“O prefeito está de parabéns por trazer esse caminhão para cá. Eu moro aqui em frente ao parque e, quando vi o veículo, torci para que viesse nos atender. Estava agendada há um tempão e pude fazer o exame de mamografia aqui”, afirmou, cheia de alegria, a auxiliar de serviços gerais Maria Antônia Coimbra, 52 anos, que atualmente está desempregada.

Auxiliar de serviços gerais Maria Antônia Coimbra


Cuidadora de idosos, Marli José Rocha, 60 anos, mora no Centro, fez uma ultrassonografia transvaginal e pegou o resultado na hora. “Esse exame foi solicitado pelo médico, no Posto Central, e eu precisaria esperar até o próximo ano. Por causa da pandemia, não fazia esse exame há mais de dois anos”, contou.

Maria Ana da Silva, 67 anos, é pensionista do Corpo de Bombeiros e costuma fazer sua mamografia no Hospital da corporação. Frequentadora da Casa da Mulher Nilopolitana, onde pratica ginástica, soube lá da chegada do veículo e compareceu ao local e não deixou passar a oportunidade de realizar seu exame.

Maria Ana da Silva


Darlécia Marques, 52 anos, fez o preventivo no Posto Manoel Reis e a acompanhou até o Parque de Eventos. Para que ela pudesse fazer a mamografia, o filho mais velho teve que ficar com os dois irmãos autistas. “ A vinda desse caminhão é uma mão na roda para nós. Que bom que a prefeitura está fornecendo esse serviço”, agradeceu.

Via: PMN

Nenhum comentário:

Postar um comentário