NILÓPOLIS - É importante nos conscientizarmos da relevância do tema tratado. São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um 1 milhão no mundo, tendo como principal vítima os jovens.
Na quinta-feira (09/09), a Casa da Mulher Nilopolitana recebeu o psicanalista Jairo Carioca que palestrou sobre o tema ‘Discutindo o agressor que há em mim’, dando início às programações da campanha Setembro Amarelo.
“Devemos nos atentar, o trabalho deve ser feito diariamente, as pessoas não precisam de acolhimento e apoio somente no mês de campanha, a luta é diária. O nosso objetivo é fazer dessa luta uma ação conjunta, fazer com que saia dos planos e se torne prática”, disse a Professora Nilcea Cardoso, responsável pela Casa da Mulher Nilopolitana.
Podemos ajudar estando atentos aos sinais de depressão, tristeza e isolamento, apenas nos mostrando disponíveis para ouvir.
“Tristeza repartida é o amigo que chora com você, e assim a dor é diminuída. E alegria compartilhada é felicidade multiplicada”, diz o Psicanalista Jairo Carioca. Por isso a importância de laços sociais, como o projeto realizado na Casa da Mulher.
Programação Setembro Amarelo
Centros de Atenção Psicossociais (CAPS AD)
14/09 - O Programa de Saúde Mental realizará uma Capacitação sobre o registro de Procedimentos realizados nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs) e Serviços de Residências Terapêuticas (SRTs), às 14h;
24/09 - Palestra e dinâmicas voltadas a prevenção ao suicídio serão realizadas na sede do CAPS AD, às 10h.
Casa da Terceira Idade de Nova Cidade
13/09 - Palestra sobre suicídio com Jaqueline Trinta, integrante do Centro de Valorização da Vida (CVV), às 9h;
14/09 – Caminhada no Parque Sara Areal com plantio de Girassóis e entrega de panfletos sobre suicídio, às 8:30h.
A Casa da Mulher Nilopolitana
10/09 - Abertura oficial das programações do Setembro Amarelo com tema “Em prol da vida” no Shopping Nilópolis Square, às 15h. Panfletagem com cartazes e exibição de um vídeo feito pela psicóloga Brenda Castro Gomes Reis.
Trabalho realizado pela A Casa da Mulher Nilopolitana em parceria com a coordenação do shopping, junto a grande mobilizadora do evento, voluntária e militante pelas causas humanitária, Jane Khalil. Presença do Conselho Tutelar, Conselho da Criança e do Adolescente e Conselho da Mulher.
14/09 - Aniversário da patrulha Maria da Penha, na sede da Casa da Mulher Nilopolitana, uma homenagem será prestada a Patrulha Maria da Penha a convite do CIAM Baixada, às 14h;
15/09 - Fortalecimento de Rede de Proteção à mulher em Itaguaí, às 13h;
22/09 - A Psicóloga Christiane Penha palestrará o seguinte tema: “Por que mulheres lideram casos de violência autoprovocada entre jovens de 15 a 29 anos?”, às 10h;
29/09 - Culminância do Setembro Amarelo com panfletagem, caixas de desabafo e atendimento psicológico no Calçadão de Nilópolis, às 9h;
30/09 - Encerramento na Casa da terceira Idade de Nova Cidade, às 9h.
O evento contará com a presença de diversos órgãos institucionais de Nilópolis.
Serviço:
Centro de Atenção Psicossocial / Álcool Outras Droga
Av. Mirandela, 580 – Centro.
Tel.: 3760-7114
Casa da 3º Idade Nova Cidade
Rua Carlos Benedetti, s/nº – Nova Cidade.
Tel.: 2691-7151
Casa da Mulher Nilopolitana
Rua Antônio João Mendonça, 65 – Centro
Tel.: 2691-6887
Via: PMN
Nenhum comentário:
Postar um comentário