sexta-feira, 16 de abril de 2021

Curso Preparatório inicia neste sábado para alunos da rede municipal de Nilópolis


 O curso já atendeu centenas de alunos

NILÓPOLIS - Estudante da escola municipal Companheiros de Maryland, Ana Clara Barcellos Ferreira, de 16 anos, passou para IFRJ e Colégio Pedro II através do Curso Preparatório Municipal (CPM) e almeja entrar para a UFRJ. Ela é filha de motorista de ônibus e cabelereira.

“Faço jus a oportunidade que recebi, estudar bastante e poder orgulhar aos que acreditaram no meu potencial. Atualmente, almejo entrar para a UFRJ assim que sair do ensino médio, e poder ter uma vida estabilizada. O ensino escolar não é suficiente, e os professores do CPM sempre nos deram todo tipo de apoio, e nos motivava, isso foi essencial”, disse a jovem.

O Curso Preparatório Municipal (CPM) começa neste sábado, dia 17 de abril, e terá duração de seis meses, com aulas on-line de português e matemática aos sábados. Ele foi oferecido pela primeira vez em 2019 e atende, em média, 300 alunos.

No primeiro ano, as aulas foram presenciais e, a partir da pandemia, em 2020, tornaram-se remotas. Os estudantes são preparados para ingressar no ensino médio, seja na CEFET, IFRJ, FAETEC ou escolas normais da rede pública estadual.

Filha de uma técnica de informática e gerenciador de laticínios, a estudante da escola municipal Edyr Ribeiro, Kessy Marcely da Silva, de 15 anos, sonha em ingressar na aeronáutica e futuramente em administração, mas acredita que não conseguiria sem o CPM.

“Ano passado com essa pandemia atrapalhou meus estudos e, por isso, boa parte do meu aprendizado foi jogado fora. Com o CPM, ele pode me ajudar com o que eu não consegui entender”, disse a estudante.

Os alunos devem realizar uma pré-inscrição pela internet, acessando um link no google forms, de acordo com a orientação da sua unidade escolar. Podem participar estudantes do 9º ano e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Nosso primeiro objetivo é preparar para a vida”, salientou a secretária municipal de Educação, Débora Carlos, acrescentando que depois de três meses eles realizam uma avaliação pedagógica do curso.

Débora Carlos afirmou que o CPM é o sonho dos alunos para terem mais oportunidades. “As aulas são aos sábados, das 8h às 12h. Eles são divididos por turmas“, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário