NILÓPOLIS - Há um pouco mais de um ano estamos vivendo uma pandemia e, o município de Nilópolis foi um dos primeiros do estado do Rio de Janeiro a criar o Centro de Triagem - Covid-19, inaugurado no dia 3 de abril de 2020, se tornando referência na Baixada Fluminense. Em um ano, cerca de 40 mil pacientes já receberam os cuidados do Centro.
De acordo com a última atualização dos dados da Secretaria Municipal de Saúde, são atendidas, em média, 290 pessoas por dia.
Os pacientes são acolhidos por uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que fazem a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando em casos leves e graves.
Atuando na área da saúde há 18 anos, a enfermeira e coordenadora do Centro de Triagem Beatriz Carvalho de Oliveira viveu uma nova experiência de como tratar o novo vírus.
"Durante a minha jornada de coordenação no polo de Nilópolis, posso relatar um novo desafio que foi encarado com louvor. Após realizar treinamento e atualização do Ministério da Saúde, pude passar a experiência para os profissionais que lá atuam. Foi implantado protocolos de práticas recomendadas ao combate da disseminação do vírus, fluxo operacional do serviço, indicadores de qualidade e educação na saúde incluindo a população. É muito gratificante a recuperação do paciente, humanizar, educar e ajudar a população", disse Beatriz Carvalho.
O centro é equipado com toda estrutura necessária para atender a população. Há dez leitos de observação, sendo cinco com respiradores de UTI. Caso o paciente necessite de internação, será transferido para a UPA JK e inserido na Central de Regulação do Estado (CER) para uma vaga em hospital de grande porte.
A pessoa que busca atendimento tem seus dados cadastrados, segue para triagem do enfermeiro que faz a classificação de risco e encaminha o paciente para o médico realizar os exames necessários. O Centro de Triagem é um dos locais em Nilópolis que realiza o teste rápido e PCR (cotonete), seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Morador do bairro de Nova Cidade, Alisson Barreira Ferreira, de 41, há um mês apresentou leves sintomas do coronavírus, e logo procurou o Centro de Triagem. "Fui muito bem recebido no dia em que fui ao Centro de Triagem. Fiz o teste rápido e o PCR (cotonete). Me entregaram os remédios necessários para tratar os sintomas. A enfermeira me ligava dia sim e dia não durante duas semanas para acompanhar a evolução do vírus", contou Alisson.
Vale ressaltar que a prefeitura de Nilópolis tem tomado medidas para conter o avanço da Covid-19 no município. É de extrema importância o uso de máscara e álcool em gel 70%, além de manter o distanciamento. Essas ações podem ajudar a salvar vidas.
A criação do Centro de Triagem - Covid-19 foi uma medida preventiva da Prefeitura de Nilópolis para acolher casos da doença. O Centro de Triagem Covid-19 fica na Rua Zezinho, sem número e funciona diariamente de 7h às 19h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário