quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Prefeito de Nilópolis nomeia homem para ocupar Superintendência dos Direitos da Mulher


Portaria é do último dia 13 de janeiro e está assinada pelo prefeito. Secretário de Cidadania e Direitos Humanos, José Renato Ribeiro, explicou que a nomeação foi um erro.

NILÓPOLIS - O prefeito de Nilópolis, Abraão David Neto, conhecido como Abraãozinho (PL), nomeou para ocupar o cargo de superintendente dos Direitos da Mulher Rafael Pinheiro de Abreu. A indicação de um homem para o cargo foi publicada no Diário Oficial do município, onde a maior parte da população é feminina.


A portaria é do último dia 13 de janeiro e está assinada pelo prefeito. Em uma rede social, Rafael Pinheiro de Abreu se mostra engajado na luta do combate à discriminação contra mulheres e se apresenta como coordenador administrativo da Casa da Mulher nilopolitana.

Especialistas ouvidas pelo RJ2 criticaram a nomeação. Para a coordenadora da articulação de mulheres brasileiras, Adriana Mota, as mulheres devem ter maior representatividade.
“É importante que a gente tenha espaço de decisão, que a gente tenha espaço de poder e de representação para as mulheres assumirem”, disse Adriana.
A coordenadora do Fórum Estadual de Mulheres Negras do RJ, Clátia Vieira, afirmou que mulheres devem ocupar espaços com o objetivo de criar políticas públicas de igualdade de gênero.
“Isso é uma vergonha, uma afronta (...) Os homens já estão em vários espaços, então é importante que esses espaços que têm na sua nomenclatura e na sua proposta trabalhar política pública de inclusão e de visibilidade pelas mulheres, nada mais justo que esses lugares sejam ocupados pelas mulheres”, afirmou a coordenadora.
“Eu não acredito que o prefeito não tenha no seu quadro, no seu grupo político, uma mulher competente para tocar essa política”, concluiu Clátia.

Das 20 secretarias municipais, apenas quatro são ocupadas por mulheres. Além disso, na Câmara Municipal, dos 11 vereadores, não há nenhuma mulher.

No entanto, o município de Nilópolis tem mais mulheres do que homens na população. Segundo o último Censo do Ibge, 53% da população de Nilópolis é feminina e, no cadastro da Justiça Eleitoral, elas representam 55% do total de eleitores.

Secretário diz que nomeação foi erro

O secretário de Cidadania e Direitos Humanos, José Renato Ribeiro, explicou que a nomeação foi um erro. Segundo a administração municipal, Rafael Pinheiro de Abreu ocupará, na verdade, o cargo de subsecretário executivo.

Nilcéa Clara Cardoso, nomeada subsecretária, será a superintendente dos Diretos da Mulher. A portaria fazendo a troca dos cargos está com a data de 1 de fevereiro.

"Foi uma falha de publicação que já foi consertada. Só que o nosso diário é semanal, sai toda sexta-feira e isso aqui já foi assinado pelo prefeito e já foi feita a inversão”, disse o secretário José Ribeiro.

Apesar disso, a portaria não foi publicada no Diário Oficial, do dia 5 de fevereiro. A edição, por sua vez, traz portarias do dia 2 de fevereiro e até uma lei sancionada pelo prefeito no dia 4 de fevereiro, ou seja, após a data da portaria que colocou uma mulher na superintendência da mulher.

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário