NILÓPOLIS - A vacinação contra a Covid-19 tem início nesta quarta-feira (20) na maior parte das cidades da Baixada Fluminense. São elas Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Seropédica, Queimados, Japeri e Guapimirim.
Outras cinco cidades da Baixada iniciaram a vacinação na terça-feira (19) – Magé, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti e Itaguaí.
Nessa primeira etapa, as doses que chegaram à maioria dos municípios correspondem à metade do total previsto pela Secretaria Estadual de Saúde. A segunda etapa está prevista para ter início daqui a 21 dias.
Veja os detalhes da vacinação em cada uma das sete cidades que começam a vacinar nesta quarta:
Nilópolis – O município recebeu 5.645 doses. A vacinação começa às 8h no Posto Central de Saúde, no Centro. O primeiro morador a ser vacinado será um senhor de 93 anos, ex-combatente. Segundo a secretaria municipal de saúde, até o fim da semana, os 12 postos de saúde da cidade estarão preparados para dar seguimento à vacinação.
Mesquita – Foram entregues ao município 1.660 doses, que saíram da Coordenação Geral de armazenagem da Secretaria de Estado de Saúde, em Niterói, escoltadas por oito oficiais do Grupamento De Ações Táticas (GAT) do 20º Batalhão da Polícia Militar. A vacina será aplicada nas Clínicas da Família Jacutinga e São José, das 8h às 17h.
Nova Iguaçu – A cidade recebeu 7.465 doses. A vacinação começa às 8h, no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), com profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, em CTI e emergência. Também serão vacinados idosos residentes em instituições de longa permanência e maiores de 18 anos portadores de deficiência atendidos em residências inclusivas. A primeira pessoa a ser vacinada será a técnica de enfermagem Angela Maria Mesquita Magalhães, de 55 anos, que há 24 trabalha no HGNI.
Seropédica – Cidade recebeu 750 doses. A vacinação começa às 8h, na frente da prefeitura.
Queimados – Foram entregues ao município 2.660 doses. A vacinação começa às 10h, no ginásio da E.M. Metodista, onde será feita uma cerimônia de início da vacinação. A primeira pessoa a ser vacinada será uma servidora da saúde.
Japeri – O município recebeu 1.715 doses. A vacinação começa hàs 9h, no posto de saúde do bairro Mucajá. A previsão é aplicar 400 doses por dia. Duas unidades de saúde fixas serão mobilizadas para a campanha - a Unidade Mista de Engenheiro Pedreira e o Posto de Saúde de Japeri.
Guapimirim – Foram entregues à cidade 1.200 doses. As vacinas vão ser aplicadas em 11 locais, sendo nove unidades de saúde e 2 pontos volantes (drive-thru e praça no Centro da cidade).
No geral, todas as prefeituras informaram que vão seguir o plano nacional de vacinação do Ministério da Saúde, juntamente com o governo do estado. Isso significa que, nesta primeira fase, a prioridade é vacinar profissionais da saúde, idosos a partir dos 75 anos, idosos que vivem em instituições de longa permanência (abrigos) e indígenas.
Nos locais de vacinação, deve ser seguido o protocolo de protocolo de uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos com álcool gel.
Via: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário